Maternidade Santa Ana atinge a marca de 3 mil partos realizados

A unidade, que era um sonho dos parnaibanos, foi inaugurada em 2019 pelo ex-prefeito Elvis Cezar

Prefeito Marcos Tonho visitou o pequeno Ravi Miguel, o bebê de número 3 mil nascido na Maternidade Santa Ana
25 de Março de 2022 - 09h34

A última semana foi de grande alegria em Santana de Parnaíba, já que a maternidade municipal atingiu mais uma marca histórica com o nascimento do pequeno Ravi Miguel, o bebê de número 3 mil nascido na unidade. Com 3,335 kg, o bebê veio ao mundo de parto normal, às 16h43 da quarta-feira (09/03), fazendo a alegria dos pais Valter e Fabiana, moradores do bairro 120.

Para os parnaibanos, o número é carregado de expressividade, já que até 2019, quando foi inaugurada a unidade pelo ex-prefeito Elvis Cezar, as gestantes do município tinham que se deslocar para outros municípios para a realização dos seus partos. A implantação do equipamento público, que conta com Centro de Parto Natural com atendimento humanizado, 21 leitos, uma Unidade de Cuidados Intensivos - UCI e tem capacidade para realizar até 180 partos por mês, é considerada a realização de um verdadeiro sonho para os moradores.

O primeiro nascimento registrado na maternidade aconteceu dois dias após a sua inauguração com a chegada de Théo Oliveira. Filho de Thiago Silva e Tamires Lima, o bebê veio ao mundo às 07h40 do dia 03 de agosto, com 49 centímetros e 3,260kg. A ocasião foi de muita alegria em toda a cidade e gerou uma enorme repercussão, em especial nas redes sociais onde milhares de pessoas comemoraram.

De lá pra cá, milhares de outras famílias já foram atendidas pela unidade, atingindo uma média de 96,7 partos por mês, o que é equivalente a mais de 3 partos por dia. Deste total, 2.036 partos foram normais e outros 989 foram cesáreas. Para ampliar e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados às famílias da cidade, a prefeitura está trabalhando para entregar o Novo Hospital e Maternidade Municipal, que terá 200 leitos (entre adulto e pediátrico) em quartos duplos e todos os equipamentos para a realização de exames como raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, pequenas cirurgias e leitos de UTI.