Como fazer para resolver todas as diferenças de um relacionamento

Por que surgem desentendimentos, e o que você pode fazer para impedir que eles acabem com seu casamento

A compatibilidade sexual e a segurança financeira também não são os fatores mais importantes
28 de Dezembro de 2016 - 10h16

Entender os desafios

A maioria dos casais quer ser amoroso e gentil um com o outro. No entanto, a Bíblia diz realisticamente que “todos pecaram e não atingem a glória de Deus”. (Romanos 3:23) Assim, quando surgem desentendimentos, pode ser difícil controlar as emoções. E, se começa uma discussão, alguns talvez achem muito difícil resistir a maus hábitos, como gritar e falar palavras ofensivas. (Romanos 7:21; Efésios 4:31) Que outras coisas podem causar tensão?

Marido e esposa em geral se comunicam de forma diferente. Michiko diz: “Logo que nos casamos, descobri que eu e meu marido tínhamos maneiras diferentes de discutir os assuntos. Gosto de falar não apenas sobre o que aconteceu, mas também por que e como aconteceu. Parece que meu marido só se interessa pelo resultado final.”

O problema de Michiko é comum. Em muitos casamentos, pode ser que a esposa ou o marido queira conversar demoradamente sobre um desentendimento ao passo que o outro não gosta de confrontos e procura evitar a conversa. Às vezes, quanto mais um deles quer falar sobre o assunto, mais o outro tenta evitar isso. Já notou essa tendência no seu casamento? Será que um de vocês parece sempre ser o que quer discutir o assunto e o outro o que quer evitá-lo?

Outro fator a levar em conta é que a criação de uma pessoa pode influenciar sua visão de como os casais devem se comunicar. Justin, casado há cinco anos, diz: “Venho de uma família reservada e acho difícil falar abertamente sobre meus sentimentos. Isso deixa minha esposa frustrada. A família dela é bastante extrovertida e ela não tem nenhuma dificuldade em me falar como se sente.”

Resolver diferenças

Ele diz: “Depois de nos casarmos, eu e Sara * moramos com minha família na casa de meus pais. Certo dia, a namorada de meu irmão pediu que eu a levasse de carro para sua casa. Querendo ajudá-la, concordei e levei meu filho pequeno junto. Mas quando voltei, Sara estava furiosa. Começamos a discutir e, na frente de minha família, ela me chamou de mulherengo. Perdi o controle e comecei a dizer coisas que a deixaram ainda mais irritada.”

Ela diz: “Nosso filho tem um problema sério de saúde e, na ocasião, estávamos passando por dificuldades financeiras. Então, quando Fernando saiu de carro com a namorada de seu irmão e com nosso filho, fiquei chateada por vários motivos. Quando ele chegou em casa, falei tudo o que eu estava pensando. Tivemos uma briga feia e ofendemos um ao outro. Depois disso me senti péssima.”

Se um casal discute, significa que eles não se amam mais? Não! Fernando e Sara, mencionados acima, se amam muito. Ainda assim, até nos melhores casamentos de vez em quando haverá algum desentendimento.

Por que surgem desentendimentos, e o que você pode fazer para impedir que eles acabem com seu casamento? Já que foi Deus quem originou o casamento, nada melhor do que examinar o que sua Palavra, a Bíblia, diz sobre esse assunto. — Gênesis 2:21, 22; 2 Timóteo 3:16, 17.

https://www.jw.org/pt/