Beto Piteri planeja acabar com as enchentes na região do Tamboré

Vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri inicia obras no Tamboré e projetos em outros bairros

O secretário de Obras Beto Piteri lembrou que Barueri tem outras iniciativas de combate a enchentes
3 de Dezembro de 2021 - 16h08

O vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri, Beto Piteri, deu início a mais uma obra que promete colocar fim às enchentes na região do Tamboré. No local, está sendo construído um túnel subterrâneo para canalização e drenagem de águas da chuva, com extensão de cerca de um quilômetro: da Alameda Araguaia até a avenida Piracema. Depois de pronto, a água será escoada diretamente para o rio Tietê, contando com uma ligação já existente no local.

De acordo com Beto Piteri, por se tratar de um sistema de construção “não destrutível” do chamado tunnel liner, a obra deverá causar muito menos transtornos para o trânsito local, pois vai estar cerca de seis metros abaixo do nível da rua. O túnel que servirá para a canalização das águas terá por volta de 2,8 metros de diâmetro, sendo que em alguns pontos esse tamanho será de quatro metros. A previsão de término é para 2023.

“Trata-se de uma região que tem integração com um grande sistema viário com acesso à rodovia Castello Branco, ligando cidades como Osasco e Carapicuíba, de modo que quando alaga causa enormes transtornos ao trânsito”, explica Piteri. “É uma obra que vai resolver os problemas de enchentes que temos no Tamboré”, complementa.

Estudos contra enchentes

Beto Piteri lembra que Barueri tem outras iniciativas de combate a enchentes, planejadas depois que foi realizado um estudo aprofundado do problema. Serão construídos três piscinões na cidade. Um na Vila Márcia, às margens do rio Barueri Mirim, cuja obra já foi iniciada, com capacidade de armazenar 350 milhões de litros de água e “que vai resolver os problemas de enchentes no Centro da cidade”, afirma Piteri. Outro piscinão será próximo ao Terminal Ferroviário do Jardim Silveira, que está em processo licitatório para o início das obras. E um terceiro, um piscinão aberto, a ser construído no Jardim Itaquiti.

Foto: Benjamim Sepúlvida / Secom