TCE rejeita contas da ex-prefeita Paula Ribas e Câmara deve manter decisão
Nesta quarta-feira (27), às 18h, os vereadores de Cajamar vão realizar uma importante votação na Câmara Municipal referente a aprovação das contas da Prefeitura do ano de 2017, quando a ex-prefeita Paula Ribas era chefe do executivo, mas foi afastada do cargo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo acusada de irregularidades na gestão.
A votação acontecerá após o Tribunal de Contas do Estado ter decidido pela reprovação das contas, devido a diversas irregularidades apontadas. Na justificativa, o TCE apresentou um relatório contendo uma lista de divergências apontadas pelos auditores, onde mais de R$ 3 milhões foram retirados do banco sem esclarecimentos pertinentes.
No apontamento apresentado consta que, entre os valores não contabilizados, incluem viagem à BrasÃlia com devolução de dinheiro; Inexistência de cronograma de manutenção preventiva da frota municipal; veÃculos da frota municipal sucateados no estacionamento da prefeitura e a prática de canibalização de produtos (uso de peças de veÃculos para reparo de outros); aplicação abaixo do que pede a constituição na saúde; unidades de saúde sem reforma e equipamentos deteriorados; falta de transparência; crime de apropriação indébita.
Por esses e outros fatores, o Ministério Público de Contas deu parecer desfavorável, enfatizando a evidência do desequilÃbrio econômico-financeiro na administração da ex-prefeita Paula Ribas. A decisão final para a rejeição das contas dependerá da votação dos vereadores. Segundo fontes de bastidores, a decisão do TCE deve ser mantida pelos parlamentares, mas alguns ainda estão indecisos e cogitam votar a favor da aprovação.
A sessão da Câmara Municipal poderá ser acompanhada presencialmente ou através da transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Câmara (Facebook e YouTube).