Santana de Parnaíba recebe prêmio de melhor eficiência fiscal e transparência

Prêmio Band Cidades Excelentes enalteceu a gestão do ex-prefeito Elvis Cezar e do atual Marcos Tonho

Prefeito Marcos Tonho e ex-prefeito Elvis Cezar receberam o prêmio de melhor gestão fiscal e transparência
21 de Outubro de 2021 - 10h52

Santana de Parnaíba recebeu mais uma importante premiação pela qualidade e boas práticas da gestão pública municipal. Na noite desta quarta-feira (20), o prefeito Marcos Tonho e o ex-prefeito Elvis Cezar, receberam o Prêmio Band Cidades Excelentes como melhor gestão fiscal e transparência para municípios com mais de 100 mil habitantes, ficando à frente das finalistas Barueri e Indaiatuba.

Para esta categoria, foram analisados os seguintes dados: percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal, índice de transparência e aderência ao plano de contas. “Uma noite muito especial aqui na Band! Santana de Parnaíba foi contemplada com o prêmio gestão fiscal e transparência, esse trabalho que começou em 2013 com nosso sempre prefeito Elvis Cezar e eu tenho a missão de dar continuidade a este lindo trabalho”, disse o prefeito Marcos Tonho.

“Agradeço primeiro a Deus! Quero parabenizar os colaboradores, servidores de Santana de Parnaíba e todo povo de um modo especial, que acreditaram que era possível a transformação de uma cidade. E após toda essa gestão, agora fomos reconhecidos como a melhor gestão fiscal e transparência do Estado de São Paulo. Quero parabenizar o prefeito Marcos Tonho pela dedicação, por ser leal com o povo e comprometido com a administração da nossa cidade que está liderando no Brasil”, comentou Elvis Cezar, que atualmente é apresentador do Programa Brasil que Faz, na Rede TV.

Investimentos

Este prêmio ganha ainda mais notoriedade quando se coloca a prova uma gestão pública em meio à pandemia de Covid-19, que derrubou a arrecadação no mundo inteiro e, mesmo na adversidade, entregou 23 Escolas, 06 Parques, 10 Unidades Básicas de Saúde, Maternidade, Pronto-Socorro Infantil, Centro de Tratamento ao Coronavírus, Ambulatório Médico de Especialidades, Centros de Fisioterapia, Saúde da Mulher e Especialidades Odontológicas, 04 Complexos Esportivos com piscina, Estádio de Futebol, Centro de Iniciação ao Esporte, Novo Centro Administrativo, Arena de Esportes, Arena de Eventos, Centro de Convenções, Central de Triagem e Resíduos Sólidos, Complexo da Saúde, CAPS Adulto e Álcool e Drogas, 12 Ginásios Poliesportivos, ETEC, FATEC, Poupatempo, 03 Terminais Rodoviários, Centro de Convivência do Idoso, 04 Campos de Futebol, Postos da GCM, Base do Corpo de Bombeiros, Delegacia da Mulher, Centro de Startups, Revitalização da Igreja Matriz, Praça XIV de Novembro e construção da Praça da Bandeira, UBS Animal, Mais de 300 km de Pavimentação, Recapeamento e Duplicação de vias, 50 km de calçadas, Complexo da Educação, Nova Ponte sob o Rio Tietê, Túnel e Passarela em Alphaville, Centro de Atendimento ao Turista, Novo Velório Municipal, Posto de Atendimento ao Eleitor, 100% de Iluminação Pública de Led na cidade e mais de duas mil Moradias Populares. Além disso, está em construção um novo Hospital Municipal com 200 leitos, UTI, Centro Cirúrgico, PS Adulto e Infantil, 04 escolas, 04 Parques, 02 Complexos Esportivos, 01 Campo de Futebol, entre outras ações na Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, tudo isso pagando as contas em dia, sem atrasar o salário de funcionários públicos, nem tomar empréstimos bancários.

Credibilidade

A premiação, uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, foi apresentada pelos jornalistas Lana Canepa e Marco Antônio Sabino, e analisou os municípios paulistas em cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública. O auditório do evento contou com diversos prefeitos paulistas, além do secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, representando a gestão do governador João Doria, além de João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação e Raymundo Godoy, fundador do Aquila.

Foram premiadas as cidades que souberam enfrentar as dificuldades e obtiveram os melhores resultados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), levantado com as informações públicas atualizadas de todo o país e auditadas pela organização do prêmio. Os 15 vencedores da etapa paulista estarão na fase final, em Brasília, com os melhores gestores de outros estados, na fase nacional da premiação. Com o prêmio, o gestor público que realizou um bom trabalho, com inovações pioneiras, será reconhecido por isso em qualquer uma das mais de 5 mil cidades brasileiras.

FOTO: FABIANO MARTINS / SECOM