Beto Piteri lidera avanços de obras e projetos em Barueri

Vice-prefeito e secretário de Obras está cuidando do presente e também planejando o futuro da cidade

Beto Piteri é braço direito do prefeito Rubens Furlan na gestão de Barueri
17 de Setembro de 2021 - 16h18

Sob a gestão do prefeito Rubens Furlan, Barueri voltou a ser uma cidade referência em gestão, desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Para liderar a realização de construções, reformas e projetos que garantem mais investimentos, empregos e qualidade de vida para a população, Furlan confiou ao vice-prefeito e secretário de Obras, Beto Piteri, a administração de mais de 30 empreendimentos em diversas áreas como Educação, Saúde, Habitação, Lazer, Esportes, Cultura, Mobilidade e Infraestrutura Urbana.

Nesta semana, no 2º andar da Secretaria de Obras, Beto Piteri recebeu a equipe de reportagem do Jornal NewsOeste para uma entrevista exclusiva para falar sobre as suas ações no município.

Educação

Com a pandemia, todas as escolas foram fechadas, o que foi feito para garantir mais qualidade de ensino para os alunos agora na retomada? “Em parceria com a Secretaria de Educação, fizemos um plano para reformar várias unidades e planejar a construção de novas Maternais, Emefs, Emeiefs, Emms e Emeis, atendendo moradores dos bairros Jardim Belval, Parque Imperial, Aldeia de Barueri, Jardim Silveira, Jardim do Líbano, Regina Alice, Jardim Tupanci, Parque Viana, Jardim Paraíso, Jardim Califórnia, entre outros. Portanto, neste período, além de reformas, nós construímos, estamos construindo e licitando novas escolas para garantir conforto, segurança e um ensino de qualidade para todos os alunos da rede”, comentou Beto Piteri.

Cultura

A Praça das Artes foi alvo de críticas por parte dos moradores que não queriam a demolição do antigo teatro, qual será o impacto desta obra na sociedade? “A Praça das Artes significa um novo marco na história de Barueri e nós temos um carinho especial por essa obra por tudo o que ela vai representar, pois o ginásio era acanhado e o teatro também era muito aquém da realidade de Barueri, do que a população da cidade merece, por isso, contratamos o renomado arquiteto Ruy Ohtake para fazer um projeto arrojado e atender todas as questões culturais da nossa cidade. Na Praça das Artes teremos salas para diversas atividades artísticas como aulas de dança, pintura, música, além de um teatro com capacidade de mil lugares para receber apresentações nacionais e internacionais. Teremos um moderno centro cultural que vai atender aproximadamente 10 mil alunos e será um exemplo de respeito e comprometimento com as artes, além de um espaço de integração dos alunos que poderão estudar num período e desenvolver seu talento artístico em outro”.

Esportes e Lazer

O que está sendo feito para garantir novas opções de lazer, esportes e recreação para a população? “Temos em construção o Centro Esportivo do Jardim Silveira com pista de atletismo, duas quadras - sendo uma com arquibancada para dois mil lugares, campo de futebol, entre outros espaços para diversas modalidades. Entregamos agora a primeira fase do Parque Linear, na Vila Porto, com playground, ciclovia, pista de caminhada, academia ao ar livre, tudo arborizado, iluminado, para que todas as famílias possam se divertir. Ele vai sentido a Chácaras Marco onde estamos fazendo o Parque da Juventude, que terá pista de skate, quadras poliesportivas, tudo de forma integrada para melhorar a qualidade de vida da população”.

Infraestrutura

A população cobra uma solução para o problema das enchentes em época de fortes chuvas, o que está sendo feito? “A cidade está crescendo e os problemas vão evoluindo, mas nós fizemos um estudo das bacias que nós temos na cidade, o Rio Barueri Mirim, por exemplo, passa no centro da cidade e ali na região da Vila Márcia detectamos a necessidade da construção de um piscinão que já está em construção e vai armazenar 350 milhões de litros de água, na região do Jardim Silveira nós temos um ponto na região do Terminal que também terá um piscinão coberto para armazenar mais de 200 milhões de litros de água. No Jardim Belval, também estamos estudando a construção de um novo piscinão e abriremos licitação para outro no Tamboré, na região da Alameda Araguaia e Piracema”.

Habitação

A pandemia deixou muitas famílias desempregadas, pessoas que não conseguem mais pagar o aluguel, a prestação do apartamento e não têm onde morar, qual a solução? “Na região do Engenho Novo, nós já temos praticamente 200 apartamentos prontos que devem ser entregues até o final do ano para famílias em maior vulnerabilidade social. Nós estivemos com o prefeito Furlan na região dos Altos, onde ele entregou 700 apartamentos e, ao lado, nós desapropriamos uma área para construção de mais 1.000 apartamentos, com objetivo de ajudar essas famílias que estão em maior dificuldade”.

Saúde

Na pandemia houve uma pressão muito forte sobre o sistema de saúde, que ficou sobrecarregado, o que o governo está fazendo para suprir toda a demanda? “A Saúde sempre foi uma das prioridades do nosso governo, se você recordar, nós entregamos o Centro de Diagnósticos, Centro de Hemodiálise, Centro de Especialidades Médicas, Pronto Socorro do Jardim Paulista, UBSs do Vale do Sol, Engenho Novo e Jardim Tupanci. Na pandemia, nós transformamos o HMB e o PS do Paulista em referência para o tratamento da Covid-19, inclusive com a ampliação de leitos, aquisição de respiradores e equipamentos. Atualmente, temos sete Unidades Básicas de Saúde em reforma ou ampliação em diversos bairros como Aldeia, Boa Vista, Parque dos Camargos, Regina Alice, Santa Cecília e Parque Viana, além disso, vamos reformar todas as UBSs e construir novas unidades no Jardim Belval, Boa Vista e Bairro dos Altos”.

“Agora, o grande sonho da nossa cidade e de toda região é a construção do Hospital Regional, e com apoio da deputada federal Bruna Furlan, o nosso prefeito Rubens Furlan foi muito ousado, pois fomos até o governador João Doria e disponibilizamos uma área de 60 mil m², além de R$ 100 milhões e o projeto completo. O governador gostou, investiu mais R$ 100 milhões e vai assumir a administração quando ficar pronto (até o final de 2022), porque é um Hospital Regional de alta complexidade. As obras estão avançadas e, graças a Deus, logo teremos um novo e moderno Hospital com mais de 300 leitos, UTI, PS Infantil e centro cirúrgico”.

Considerações finais

“Eu e o prefeito Furlan andamos em todos os bairros, porque temos uma preocupação e um amor muito grande pela cidade, agradeço a todas as pessoas que nos recebem com tanto carinho. Aqui, existe uma integração da vontade popular, da vontade do povo, com o prefeito, o vice-prefeito, os secretários e os vereadores, ouvindo a população, atendendo seus anseios e necessidades para que todos vivam bem. Agradeço apoio da minha família, que entende o fato de que precisamos focar no nosso trabalho para entregar resultados para a população. Na verdade, a nossa família é Barueri, é toda população, quem nasceu aqui, quem chegou depois, quem está há 20, 30 anos, quem chega amanhã, adota Barueri como a sua cidade, por isso, somos todos uma só família: Barueri”, finalizou Beto Piteri.