Santana de Parnaíba é apontada 2ª cidade mais segura do Brasil

O último levantamento divulgado pela consultoria Urban Systems, por meio do Ranking Geral de Segurança Connected Smart Cities, aponta Santana de Parnaíba como a 2ª cidade mais segura do Brasil, com porte populacional de 100 a 500 mil habitantes. Na 1ª colocação ficou São Caetano do Sul, 3ª Itu, 4ª Corumbá, 5ª Cotia, 6ª Guarujá, 7ª Limeira, 8ª Americana, 9ª Paranaguá e 10ª Balneário Camboriú. O Ranking completo você encontra no site www.urbansystems.com.br.
Nas redes sociais, o prefeito Marcos Tonho comentou sobre os resultados. “Iremos preparar ainda mais a nossa Guarda Civil Municipal para combater a criminalidade e com a minha experiência como policial militar, eu quero dizer uma coisa pra você que quer vir na nossa cidade cometer ato ilícito. Aqui não tem vez para a criminalidade”, ressaltou prefeito de Santana de Parnaíba.
Na metodologia aplicada na pesquisa que resultou na nota 4,355 para o município - foram avaliados seis indicadores: homicídios, mortes no trânsito, despesa com segurança, policiais/habitantes, centro de controle de operações e monitoramento de áreas de risco. Destaque para o alto número no efetivo de força policial da cidade (331 por 100 mil habitantes) e para os baixos índices de mortes em acidentes no trânsito (7,0 por 100 mil habitantes) e para os números finais da taxa de homicídio, que ficaram abaixo de 7 por 100 mil habitantes.
Investimentos na Segurança
Os resultados que seguem ratificando o modelo de segurança adotado na cidade como referência no Brasil, possui ligação direta com os investimentos feitos na pasta nos últimos oito anos pelo ex-prefeito Elvis Cezar e que continuam sendo realizados pelo atual prefeito Marcos Tonho. Entre eles, destacam-se a implantação de iluminação pública de LED em 100% da cidade, Sistema Detecta, Delegacia da Mulher, Operações Conjuntas com a Polícia Militar, Blitz nos bairros, treinamento, aquisição de armamento, viaturas e equipamentos para Guarda Civil Municipal.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, já estão previstos mais investimentos como a aquisição de novas viaturas, implantação de 500 novas câmeras de monitoramento em todo o município, a ampliação do poder de fogo da guarda com novos armamentos, além da construção das novas sedes da Delegacia de Polícia, Batalhão da PM e Quartel da Guarda Civil Municipal, que além de promover melhorias para a segurança da população gerarão economia aos cofres públicos com a locação de imóveis.