Barueri investe na qualidade de vida das pessoas com deficiência
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, acompanhado do vice-prefeito e secretários de Obras, Beto Piteri, e da deputada federal, Bruna Furlan, nesta quarta-feira (18), participou da comemoração dos 11 anos de inauguração da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD). São mais de 12 mil pessoas cadastradas que são beneficiadas através do esporte, da cultura, passeios inclusivos, apoio tecnológico, entre outras ações.
“São 11 anos de respeito, inclusão e projetos que fazem a diferença na vida das pessoas. Nos últimos anos, a SDPD cresceu muito e ampliou seu atendimento. Esse é um trabalho que sempre terá meu apoio”, comentou o prefeito Rubens Furlan. “Comemoramos hoje, 11 anos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Investimos para que este grupo tão querido seja respeitado e tenha qualidade de vida”, completou o vice-prefeito, Beto Piteri.
Tecnologia Assistiva
O Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD é um grande diferencial. A pessoa com deficiência de Barueri tem acesso a recursos tecnológicos que são essenciais para resgatar a autonomia. Órteses, próteses com tecnologia de ponta, aparelhos auditivos, cadeira de rodas e guinchos elétricos que auxiliam na remoção de pessoas acamadas estão na lista de equipamentos disponibilizados, além de acompanhamento técnico para melhor adaptação.
Equoterapia
Com um espaço exclusivo para a prática de Equoterapia (com cavalos), os atendidos pela SDPD contam com uma terapia que proporciona um tratamento multidisciplinar e interdisciplinar que melhora a coordenação motora, o equilíbrio, o tônus muscular, a socialização, a concentração, dentre outros benefícios terapêuticos e físicos.
Geração de Empregos
Garantir a autonomia de pessoas com deficiência por meio da inserção no mercado de trabalho é um dos principais focos da SDPD, que se mobiliza sempre para garantir que pessoas com deficiência conquistem seu espaço. A área de empregabilidade da SDPD, por meio do Projeto Incluir, ganhou até prêmio internacional ao ser reconhecida como ideia inovadora por capacitar e auxiliar pessoas com deficiência a ingressarem no mercado.
Centro-Dia e Esporte
O Centro-Dia foi mais um avanço ofertado à pessoa com deficiência adulta, que oferece uma atenção singular e amplia essa assistência aos familiares por meio de oficinas de criação. O serviço tem oficinas de cultura, artesanato, passeios acessíveis e esportes, como a Bocha, uma das práticas esportivas mais inclusivas, que permaneceu mesmo durante a pandemia em competições on-line.