Santana de ParnaÃba permanece municÃpio mais seguro da região
De acordo com o último levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Santana de ParnaÃba permanece como a cidade mais segura da região metropolitana e também apresenta reduções com relação à incidência de alguns delitos. Na análise entre os meses de abril e maio deste ano, registrou-se queda de 50% no roubo de carga e 75% em furto de veÃculos. Já no comparativo entre os meses de maio de 2020 e 2021, levando em consideração os crimes de maior potencial ofensivo, destaque para a diminuição de 17% com relação aos registros de lesão corporal culposa e de mais de 65% nos casos de estupro de vulnerável, número que vai na contramão da tendência registrada pelas cidades da região metropolitana, que apresentou aumento de 38%.
Outro indicador em que Santana de ParnaÃba aparece na contra mão é o de latrocÃnio, enquanto o municÃpio segue sem anotar casos, na região houve alta de 100% e no Estado os registros subiram 60%. O levantamento feito pela SSP ainda traz projeções positivas que apontam tendência de redução significativa dos Ãndices de latrocÃnio, estupro, estupro de vulnerável e roubo de veÃculo. A taxa de delito geral no municÃpio é 152,90, número quase 70% menor em relação ao segundo colocado, que aparece com 219,17.
Investimentos
Treinamentos e cursos de formação continuada da Guarda Municipal, a renovação constante da frota de viaturas, a aquisição de armamentos e equipamentos novos, a implantação das inspetorias regionais em pontos estratégicos do municÃpio, programas como o Prossegue e o Proerd, a instalação de iluminação pública em 100% da cidade, a implantação da Delegacia de Defesa da Mulher e da Patrulha Guardiã Maria da Penha e as frequentes operações policiais de combate à criminalidade, são algumas das ações realizadas que ao longo dos últimos anos aumentaram a efetividade da segurança pública, levando Santana de ParnaÃba a alcançar, desde 2014, o posto de cidade mais segura da região metropolitana de São Paulo.