Barueri já realizou mais de 100 mil testes para detectar a Covid

Testagem RT-PCR é primordial para detectar casos de infecção e ajudar pessoas no diagnóstico precoce

O secretário de Saúde, Dr. Dionísio, comemorou avanço da testagem em Barueri
14 de Junho de 2021 - 11h22

Barueri conseguiu atingir uma importante marca no combate à pandemia causada pela Covid-19. Mais de 100 mil exames de RT-PCR para detectar casos de infecção ativa pelo novo coronavírus já foram realizados na população da cidade. Esse teste é considerado modelo “padrão ouro”, ou seja, um dos mais eficientes do mundo.

De setembro do ano passado, quando começou a testagem nas tendas alocadas ao lado do Ginásio de Esportes José Corrêa, até agora, foram feitos 105.599 exames. Os testes vão continuar até o final de julho e poderão ser estendidos até quando durar a pandemia.

“Estou extremamente satisfeito em chegar ao marco de 100 mil testes. Com essas testagens em massa podemos mapear melhor os números e ofertar um diagnóstico precoce aos nossos pacientes. Somos o único município da região que atende em esquema de drive-thru, desde o auge da pandemia, sendo que as testagens para pacientes assintomáticos e sintomáticos não foram descontinuadas em nenhum momento", afirma o secretário de Saúde de Barueri, Dr. Dionísio Alvarez Mateos Filho.

O atendimento nas tendas é realizado de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h00. A equipe é composta por 36 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, segurança, higienização etc. O resultado do teste fica pronto entre três e cinco dias úteis, mas, em média, tem sido liberado em até 48 horas.