Plataforma digital entusiasma alunos da rede de Barueri a lerem mais
Desde o início do ano, a Secretaria de Educação de Barueri está ampliando o número de turmas que usam a plataforma Arkos, com o objetivo de incentivar a leitura por intermédio da tecnologia. Atualmente já são 89 turmas, somando 1.323 alunos inscritos no programa que está em fase de ampliação.
A Arkos é um portal cujo objetivo principal é o incentivo à leitura e é direcionado às classes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Inspirado em portais existentes na Europa e nos EUA, a plataforma vem sendo usada por milhões de alunos. A ideia foi aprimorada e adaptada à realidade brasileira.
O sucesso do projeto deve-se aos conceitos comuns em jogos como pontuação, rankings, níveis, medalhas, desafios e adesivos virtuais para motivar os alunos. Segundo a professora de informática Adriana de Faria, o projeto é excelente, pois além de incentivar nos estudos, ele também atua para a inclusão digital. “É muito bom saber que nossos alunos estão adquirindo o hábito da leitura por prazer.”
Como funciona
A Arkos oferece uma plataforma digital para as crianças desenvolverem leituras a partir de recomendações de livros e, posteriormente, elas devem responder a exercícios com perguntas sobre o título escolhido e, de acordo com a pontuação, podem ganhar medalhas e figurinhas virtuais, além de participarem de um ranking entre os usuários do site.