Prefeito Danilo Joan inaugura a Casa de Acolhimento da Mulher
O prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), acompanhado de sua esposa, Nadja Haddad, na quarta-feira, 31 de março, mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, inaugurou a Casa de Acolhimento da Mulher, um espaço destinado ao acolhimento humanizado das mulheres, jovens e crianças em situação de violência, com o objetivo de proporcionar atendimento psicossocial e jurídico, além de encaminhamento para redes de serviços como Saúde, Cras, Creas, Delegacia de Polícia, dentre outros.
“Muitas mulheres passam por situações conturbadas e não denunciam por não terem um local que se sintam acolhidas. Quando pensamos nessa casa, a intensão foi encorajar essas denúncias para acabar com este tipo de crime em nosso município”, enfatizou Danilo.
Localizada na Rua Oswaldo de Lorenzi, nº 273, em Jordanésia, a Casa irá oferecer o acompanhamento em diversos serviços especializados para tratar de situações de violência e contará com uma equipe de referência da Secretaria de Desenvolvimento Social formada por assistente social, psicóloga, advogada e oficineiras. O local terá disponível um quarto de acolhida com alimentação, banheiro exclusivo, roupas e toda a estrutura necessária para os casos emergenciais em que as mulheres necessitem passar a noite com seus filhos aguardando providências imediatas.
Haverá também uma sala exclusiva para realização de Escuta Especializada, destinada ao atendimento de crianças e adolescentes, com profissionais que serão disponibilizados pela Secretaria de Saúde. Além disso, terá um espaço de fortalecimento e empoderamento da mulher, onde serão disponibilizados cursos, oficinas, capacitações e atividades socioeducativas através de parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Na solenidade, o prefeito Danilo Joan assinou o decreto para a nomeação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Patrulha Maria da Penha
O prefeito Danilo Joan também entregou uma viatura exclusiva da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal para garantir a proteção e a segurança das mulheres que forem em busca de auxílio, assim como dos técnicos do Serviço, e terá como missão verificar o cumprimento de medidas protetivas aplicadas a mulheres vítimas de violência.