Barueri recebe o espetáculo teatral online sobre José de Anchieta
No próximo dia 03 de abril, às 20h, a cidade de Barueri receberá o espetáculo teatral inédito De_Anchieta_a_você.com, de Cadu de Castro. O projeto contemplado pela lei federal Aldir Blanc é uma contrapartida gratuita e tem o propósito de intercâmbio com os municípios do Estado de São Paulo, por se tratar de um edital da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
A parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri resultou na apresentação gratuita, que será transmitida on-line pelas mídias digitais da Cultura Barueri Oficial no Facebook e no Youtube. Ao final do espetáculo o ator André Falcão e a diretora Leticia Olivares estarão disponíveis para um bate-papo, cada um em sua casa, em resposta às possíveis interações e perguntas que surgirão no chat on-line, aberto durante toda a transmissão. O bate-papo contará também com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar.
Barueri foi uma das cidades contempladas pelo espetáculo por ter referência com a história de José de Anchieta.
“O espetáculo apresenta um texto baseado em pesquisas aprofundadas sobre os escritos do Padre Jesuíta José de Anchieta, com o objetivo de desvelar as permanências das mentalidades medievais no homem contemporâneo. Anchieta viveu na modernidade, mas as mentalidades de sua época ainda eram fortemente estruturadas na Idade Média. É um texto crítico, que convida à reflexão o tempo todo. Este projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa”, ressaltou o ator André Falcão.
Sinopse
Um homem anônimo, crítico do tempo presente e um personagem relevante do Brasil colonial, o Padre José de Anchieta (1534-1597). Esses são os interlocutores do espetáculo De_Anchieta_a_você.com, que busca provocar e estimular a reflexão sobre as permanências do homem quinhentista nas mentalidades contemporâneas no que diz respeito à alienação, ao egoísmo e o egocentrismo que permeiam nossa sociedade.