Barueri tem o maior saldo de empregos formais do Estado
De acordo com dados divulgados na última quinta-feira (29) pelo Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, Barueri é a cidade com o maior saldo de empregos formais de 2020 em todo o Estado de São Paulo. No País, o município também se destaca: ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Manaus (AM) e São Luis (MA).
De acordo com o levantamento, no acumulado do ano de 2020 Barueri somou 140.066 empregos com carteira assinada e 131.268 demissões. O saldo é a diferença entre esses resultados, que no caso foi de 8.798 vagas formais, atingindo uma variação relativa de 3,50%.
Esses números são importantes porque mostram a força da economia de Barueri, que conseguiu manter um saldo positivo mesmo diante da crise econômica causada pelo Novo Coronavírus em todo o mundo, e que levou a uma queda de 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
Para o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo –, nem a pandemia foi capaz de inibir as ações que o município vem desempenhando desde 2017 para fortalecer a economia local. “Em nenhum momento nós relaxamos com o intenso trabalho de captação de vagas, um dos grandes responsáveis por esse resultado, além de outras providências, como trazer mais empresas para a cidade, qualificar o cidadão e fortalecer o relacionamento com o setor empresarial”, destaca Magoo.
Quase 5 mil novas empresas em 2020
Apesar de todas as dificuldades econômicas trazidas pela Covid-19 ao longo do ano de 2020, Barueri ainda conseguiu registrar um total de 4.568 novas empresas cadastradas no município. Com isso, são 34.614 empreendimentos gerando emprego e renda na cidade, que conta com pelo menos 252 mil postos de trabalho formais, conforme dados da SICT. O setor de prestação de serviços é o que mais cresce no município e as regiões favoritas têm sido o Jardim Belval e a Vila Márcia.