Autódromo de Interlagos completa 80 anos e ganha mural de Senna
Nesta terça-feira (12), o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, completa 80 anos de existência. E em comemoração, será realizada a inauguração virtual de um mural feito pelo artista Eduardo Kobra, que enfeitará a torre de controle do circuito.
A obra é uma ilustração do dia em que o piloto Ayrton Senna ergueu o troféu de sua primeira vitória em Interlagos, conquistada no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 1991. Ela será inaugurada oficialmente nesta terça em uma transmissão ao vivo na página de Senna, administrada pelo instituto que leva seu nome, no Facebook e no Youtube.
Apesar da homenagem, o Autódromo de Interlagos chega à sua oitava década ameaçado pela possÃvel transferência da etapa brasileira de Fórmula 1 para o Rio de Janeiro e pelos entraves em sua concessão para a iniciativa privada, arquivada pela prefeitura depois que o Tribunal de Contas do MunicÃpio (TCM) autuou a gestão de Bruno Covas por não cumprir suas exigências no projeto oferecido para as possÃveis concessionárias do espaço, que abriga também um kartódromo, pistas menores e áreas administrativas.
Apesar das polêmicas dos bastidores, o circuito de Interlagos é marcado por momentos icônicos da principal categoria do automobilismo. Inaugurado em 12 de maio de 1940, com um público de 15 mil pessoas e o patrocÃnio de barões de São Paulo, o autódromo não tinha arquibancadas, boxes, lanchonetes, banheiros ou a torre de transmissão em que a obra inaugurada nesta terça foi pintada.
O espaço foi reformado apenas em 1971, para receber a Fórmula 1, já com um formato parecido com o dos dias de hoje. E após algum tempo fora do principal calendário do automobilismo, com a etapa brasileira transferida para o Rio de Janeiro, Interlagos voltou a receber a categoria em 1990, registrando eventos históricos nos últimos 29 anos. Confira alguns deles na lista abaixo.