Saúde de Barueri oferece apoio a hipertensos
26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Nesta data é lembrada a importância do seu controle através de ações que tratam ou previnem o surgimento desta doença que pode resultar em graves problemas cardiovasculares.
Em Barueri, a rede municipal de saúde oferece apoio aos pacientes que convivem com a pressão alta por meio de atividades preventivas realizadas nas unidades básicas de saúde, como palestras de conscientização, que estimulam hábitos alimentares saudáveis e combate ao sedentarismo, e alertam ainda sobre os riscos da doença e a necessidade do seu controle através da medição da pressão arterial disponível também nos postos de saúde.
“A nossa rede municipal dispõe de equipes multiprofissionais que têm condições de acompanhar os casos de pessoas que convivem com a doença por meio de grupos de orientações, que estimulam a qualidade de vida e incentivam a prática de atividades físicas compatíveis com a idade e com biótipo do paciente”, afirmou a médica e diretora técnica da Coordenadoria de Ações Básicas de Saúde, Vera Freire Gonçalves.
A diretora explicou ainda que cerca de 30% da população do país é hipertensa, quadro este ligado ao sedentarismo e hábitos alimentares inapropriados. “A população adulta está mais propensa à doença e precisa de um cuidado especial. Um modo de minimizar os efeitos é através da alimentação saudável, evitando ainda o consumo de produtos industrializados, o álcool e o tabagismo. No entanto, o acompanhamento ou à prevenção da HAS (hipertensão arterial sistêmica) podem ser feitos em qualquer idade”, concluiu.
Para saber mais sobre os grupos de apoio a pessoas com hipertensão arterial e outros tratamentos direcionados à doença, procure a unidade de saúde mais próxima ou ligue para 4199-3100.