Parnaíba é apontada como 2ª cidade mais segura do Brasil

Levantamento da Urban System ainda mostra que Parnaíba aparece em 1º lugar no Estado de São Paulo

Prefeito Elvis Cezar durante entrega de 50 novas viaturas e motos para Guarda Civil Municipal
26 de Setembro de 2019 - 09h29

A Revista Exame encomendou um novo levantamento da consultoria Urban System para avaliar os índices de segurança pública dos municípios brasileiros. Em 2019, Santana de Parnaíba foi apontada como a 2ª cidade mais segura do país, atrás apenas de Balneário Camboriú, que fica no litoral de Santana Catarina.

A Urban System, que realiza esta análise desde 2014, avaliou as 5.572 cidades brasileiras, das quais Parnaíba se destacou pelo menor número de homicídios (6,8 por 100 mil habitantes) e de acidentes de trânsito fatais (4,5 por 100 mil habitantes).

“Para nós é um grande orgulho ser reconhecido pela Consultoria da Revista Exame, a Urban System, como a 2ª cidade mais segura do Brasil e a 1ª do Estado de São Paulo, pois temos trabalhado fortemente para combater a criminalidade e proporcionar segurança para a população da nossa cidade”, comentou o prefeito Elvis Cezar.

Esses dados reforçam os resultados positivos alcançados pela atual gestão devido aos investimentos realizados na implantação do Sistema Detecta, Central de Monitoramento por meio de câmeras de vídeo, renovação periódica da frota de viaturas e motos, instalação das inspetorias operacionais nas macrorregiões da cidade, Programas de prevenção como o Prossegue, Proerd e Ilumina Parnaíba com moderna iluminação pública em LED, implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, além da aquisição de novas armas, equipamentos e a realização dos cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos Guardas Municipais, que atuam em conjunto com as Polícias Militar e Civil no combate a criminalidade.

Indicadores

Santana de Parnaíba também se destacou em outros importantes indicadores. O município ocupa a 19ª posição como uma das melhores economias do Brasil, assim como em tecnologia e inovação, 22ª em mobilidade e acessibilidade e 24ª em qualidade da Educação, estes requisitos posicionam a cidade em 52º no ranking nacional.