Deputado Cezar defende Santana de Parnaíba Estância Turística
O deputado estadual Cezar (PSDB) fez pronunciamento no Plenário Juscelino Kubistchek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na pauta, solicitação de apoio dos parlamentares em sua luta para tornar Santana de Parnaíba Município de Interesse Turístico (MIT) ou Estância Turística.
As cidades que possuem o título de Estância ou MIT recebem verba do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) para investir na cidade e gerar emprego e renda por meio do turismo. O recurso está disponível para cada estância e MIT no orçamento do Estado todos os anos.
“Peço aos meus colegas que façam justiça a Santana de Parnaíba. São 439 anos de vida, de empreendimento e história, 229 casas tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo mantidas pela Prefeitura. Parnaíba mantém a história viva do Brasil e está a 38 km de São Paulo”, disse Cezar. A cidade é detentora do maior núcleo urbano em taipa, tombado em 1982, pelo Condephaat.
Cezar luta desde o início de seu mandato para que a cidade tenha reconhecidos seus atrativos turísticos. Entre as ações está audiência com o secretário de Estado de Turismo, Vinicius Lummertz, no mês de maio, em que o deputado participou, juntamente com o prefeito da cidade, Elvis Cezar, e teve como pauta a busca de investimentos e programas do Governo do Estado para incrementar o turismo em Santana de Parnaíba.
O deputado também é autor do Projeto de Lei nº 356/2019 que classifica Santana de Parnaíba Município de Interesse Turístico- MIT. A propositura tramita no Parlamento Paulista e visa que a cidade tenha reconhecido os seus atrativos turísticos (potencial natural, patrimônio histórico e tradição em celebrações religiosas que endossam a sua vocação turística).
“Berço dos Bandeirantes”, Santana de Parnaíba está localizada na Região Metropolitana da Grande São Paulo e interliga as Rodovias Estaduais Anhanguera e Castello Branco. É conhecida pelos pontos turísticos e tradicionais festas populares que, anualmente, atraem milhares de turistas de diversas localidades.