Só em 2019, HMB já realizou mais de 1.370 cirurgias de ortopedia

Setor está em segundo lugar do ranking de consultas e procedimentos cirúrgicos

Setor está em segundo lugar do ranking de consultas e procedimentos cirúrgicos
23 de Setembro de 2019 - 08h47

Na data em que se comemora o Dia do Ortopedista (19/09), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, destaca a importância desse setor que, só entre janeiro e agosto de 2019, já realizou 1.372 cirurgias.

Com uma média de 170 procedimentos por mês, a ortopedia ocupa o segundo lugar na classificação de cirurgias do hospital, ficando atrás da cirurgia geral.

“As patologias ortopédicas são altamente debilitantes e atingem uma grande porcentagem de pessoas em idade jovem, o que, além de causar prejuízo funcional, também gera prejuízo econômico. Justamente por isso, a celeridade do tratamento é fundamental para que esse paciente consiga retomar suas atividades o mais breve possível”, explica Luiz Felipe Ambra, coordenador da ortopedia do HMB.

O setor recebe desde os casos de urgência e emergência até os eletivos, passando por consultas ambulatoriais, exames e cirurgias. Ainda entre janeiro e agosto, foram realizadas mais de 15.760 consultas de ortopedia, especialidade que também fica em segundo lugar em volume de atendimento, atrás apenas da oftalmologia. “A consulta com um ortopedista é importante em diversos casos, por exemplo, situações de trauma, lesão, dificuldade de deambular e dor que não melhora com uso de analgésico”, ressalta o coordenador.

É importante destacar que justamente para atender todas as necessidades dos pacientes, desde os quadros mais simples até os os mais complexos, o HMB dispõe de uma equipe com mais de 60 ortopedistas, especialistas em áreas como trauma, fixador externo, quadril, joelho, ombro, mão, pediatria, coluna vertebral, pé e tornozelo, além de medicina esportiva.