West Side Gallery de Itapevi é inaugurada e ganha destaque
O corredor Oeste, no centro de Itapevi, não é mais o mesmo. No sábado (10), a Prefeitura entregou a West Side Gallery, considerada maior galeria urbana da região e uma das maiores do Brasil com grafites em diversos estilos. O espaço possui 630 metros lineares e 3.784 metros quadrados. A inspiração veio da galeria da capital da Alemanha, Berlim, a Est Side Gallery que também revitalizou uma obra e se transformou num ponto turístico alemão. Para ter uma ideia de comparação, a obra de Itapevi é quase quatro vezes maior que o Beco do Batman, que fica na Vila Madalena, na capital.
“A arte urbana é importante para o cidadão, traz uma beleza e muda para melhor o visual da nossa cidade, que já temos prédios públicos, viadutos e outras paredes em diversas vias grafitadas. Esse é um passo importante para transformar a nossa cidade na capital nacional do grafite”, destacou o prefeito Igor Soares (Podemos). Os artistas Luna Bastos, Sipros, Chivitz, Minhau, Xguix, Cripta Djan, Waleska Nomura, entre outros, passaram uma semana empenhados nos seus desenhos. O começo dos trabalhos foi no domingo (04). No total, 18 artistas convidados pintaram essa galeria, entre eles, nove são moradores do município.
“A grande muralha de Berlim foi pintada com arte ressignificada. E aqui de alguma forma a gente está ressignificando o espaço também. Transformando a vida das pessoas que passam aqui por meio da arte”, diz Marina Bortoluzzi, fundadora e sócia do Instagrafite.
Para comemorar essa obra que revitalizou uma área que antigamente era deteriorada. A atual administração organizou um evento com uma série de apresentações de artistas regionais, além de diversas atividades para crianças e foods trucks, onde mais de mil pessoas compareceram para prestigiar. Além disso, grandes redes de televisão com Globo e Record realizaram reportagens ao vivo.