Igor Soares lança Itapevida para transformar a saúde da cidade

Programa reúne 20 ações para tornar atendimento clínico mais rápido e eficiente

Programa reúne 20 ações para tornar atendimento clínico mais rápido e eficiente
22 de Julho de 2019 - 09h59

Garantir qualidade no atendimento da saúde de Itapevi. Esse é o objetivo do Itapevida, que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal. O programa foi lançado nesta quarta-feira (17), em cerimônia no espaço que abrigará o futuro Centro Integrado de Saúde (CIS) e o Centro de Hemodiálise, na Vila Santa Rita.

"Queremos firmar um pacto com os nossos servidores, guerreiros e guerreiras que levam nas costas a saúde de Itapevi", afirmou o prefeito Igor Soares. "Só assim vamos melhorar o atendimento aos pacientes do município".

Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão - que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.

O Itapevida é uma resposta da Prefeitura a esses problemas. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

O trabalho, que foi realizado entre junho e outubro de 2018, enfatizou a reestruturação do atendimento básico de saúde - que pode, segundo o estudo, resolver até 90% das demandas da população.

Para isso, o Itapevida prevê a criação de novas Unidades Básicas de Saúde, ampliação e construção de Prontos-Socorros, contratação de médicos e uma série de outras medidas pautadas pela humanização do atendimento e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

"Não há como se construir nada sem ouvir o cidadão - esse é o princípio de qualquer projeto", disse o prefeito Igor Soares, ao explicar que o programa é, acima de tudo, fruto da demanda da população itapeviense.

Durante o lançamento do Itapevida, foram entregues quatro novas ambulâncias à população, sendo três destinadas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e uma ao quadro de suporte das demandas da saúde municipal.

O equipamento se soma aos 13 veículos que passaram a reforçar a saúde do município em março de 2018. Além disso, a Prefeitura já está fornecendo alimentação nos três Prontos-Socorros de Itapevi - Central, Cardoso e Amador Bueno.

Desde abril deste ano, todos os pacientes, adultos e crianças, que estiverem internados há mais de 12h serão alimentados. Caso o enfermo seja menor de 18 anos, maior de 60, gestante ou incapaz, seus acompanhantes também têm direito às refeições.

Confira as ações previstas pelo Itapevida:

Realizadas

1 - Entrega de nova frota de ambulâncias
2 - Alimentação nos três Prontos-Socorros

Em andamento

3 - Reforma de 10 unidades de saúde
4 - Implementação de unidades modelo
5 - Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil
6 - Criação de Centro de Hemodiálise
7 - Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)
8 - Implementação do novo CAPS Infantil
9 - Instalação da Farmácia Central na Praça 18 de Fevereiro
10 - Criação da nova Unidade de Saúde da Família no bairro Chácara Santa Cecília
11 - Entrega da Unidade Móvel de Saúde
12 - Contratação de médicos e profissionais de saúde

Em projeto

13 - Reforma e Ampliação do PS Central
14 - Criação do PS Infantil
15 - Construção do novo PS Amador Bueno
16 - Construção do novo PS Cardoso
17 - Criação de CAPS Álcool e Drogas 24h
18 - Atendimento expandido até às 19h nas USFs Vitápolis e Suburbano
19 - Construção de UBS na Cohab
20 - Construção de UBS no Jardim Briquet