VeÃculo suspeito é abordado após alerta do sistema Detecta
Quando o assunto é tecnologia a favor da segurança pública, Barueri sai à frente em referência, visto que a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) da cidade é visitada regularmente por diversas organizações, privadas e públicas, de todo o paÃs e até da polÃcia estrangeira, como aconteceu no mês de junho com uma comitiva chinesa.
O sistema de videomonitoramento que a SSMU possui é um dos principais motivos da agilidade e eficiência da Guarda Municipal de Barueri. Entre os destaques, está o sistema Detecta, instalado em agosto de 2017 e que permite acesso à base de dados do Estado.
O sistema correlaciona informações de maneira rápida e permite que, em tempo real, os agentes de segurança visualizem informações sobre alertas e incidentes de todo o sistema como, por exemplo, pessoas procuradas pela Justiça ou veÃculos furtados, roubados ou que estejam envolvidos em algum crime.
Foi justamente o que aconteceu na manhã de terça-feira (2), na avenida 26 de Março, no centro da cidade. Um veÃculo sinalizado pelo Detecta foi abordado pela Guarda Municipal. No carro, estavam três rapazes, todos com antecedentes criminais. Na Delegacia Central de Barueri foi averiguado que os indivÃduos eram moradores do municÃpio de Osasco. Uma das caracterÃsticas que o sistema Detecta oferece é que mesmo se um carro for furtado em qualquer outra cidade, ao entrar em Barueri é sinalizado no radar, garantindo mais segurança aos baruerienses.