Furlan investe em Cultura e gera empregos com a Praça das Artes

Espaço terá novo teatro com 938 lugares, 34 salas de aula, acessibilidade e vai atender 10 mil alunos

Prefeito Rubens Furlan durante vistoria da Praça das Artes de Barueri
28 de Junho de 2019 - 00h35

Moradores de Barueri logo terão um novo cartão postal. O moderno projeto de construção da Praça das Artes, assinado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, impressiona pela beleza e imponência de suas formas que encantam os amantes da cultura e arquitetura. O espaço está sendo erguido no quarteirão onde ficava o Teatro Municipal e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda, no Jardim dos Camargos, ao lado da Castello Branco. Na quarta-feira (26), o prefeito Rubens Furlan (PSDB), ao lado do arquiteto Ruy Ohtake, do vice-prefeito Roberto Piteri, secretários municipais, diretores, engenheiros e colaboradores da construtora Lopes Kalil, realizou uma vistoria no local.

“Esta obra gera em torno de 300 empregos diretos, são dois anos consecutivos do início ao fim gerando empregos na construção civil. As obras mais importantes que nós fazemos hoje são aquelas que a Prefeitura oferece ao cidadão, que dá a ele a esperança, a dignidade que ele deseja de conquistar o seu sustento. Eu queria que esse projeto se imortalizasse aqui, valorizasse a cultura não só da cidade, mas de toda região, por isso, fui buscar o Ruy Ohtake que é um dos maiores arquitetos do mundo”, comentou Rubens Furlan.

Projeto

A moderna Praça das Artes de Barueri terá mais de 20 mil m², infraestrutura sustentável de água e energia, pavimento térreo, mezanino e mais quatro andares, elevador, acessibilidade para pessoas com deficiência, restaurante, dois palcos para ensaios, espaço para orquestra de 50 músicos, iluminação, acústica e som de última geração. O complexo cultural contará também com 34 salas de aula sendo: 02 de teatro, 06 de dança, 12 para oficinas de artes plásticas e visuais, cenários e figurinos; 14 para música (futuro conservatório) e oficinas de artesanato.

Atendimento

A capacidade de atendimento será ampliada de 3.800 para mais de 10 mil alunos por mês nas Oficinas de Artes e Núcleos de Dança e Música; o espaço para espectadores no Teatro será aumentado de 620 para 938 pessoas; o estacionamento passará de 10 para 400 vagas e o número de salas subirá de uma para 34. A Praça das Artes também terá espaços multiculturais e será sede da Secretaria de Cultura e Turismo, além da Pinacoteca e do Espaço Criança, que abrigará a Biblioteca de Artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte.

Empregos

“Nós estamos fazendo uma das gestões mais difíceis da nossa cidade, às vezes algumas pessoas falam “há mais Barueri é uma cidade rica”, só que quatro anos atrás era rica também e não tinha condição de fazer uma pinguela, imagina uma obra como essa, um viaduto como do Parque Imperial que eu não vejo nem o Governo do Estado fazer igual nesse momento. Também entregamos o novo Fórum e todas as obras que estamos fazendo na área da construção civil estão gerando diretamente mais de três mil postos de emprego”, finalizou Furlan.