Missas, Procissão e Confecção de Tapetes marcam o Corpus Christi
Uma multidão de fiéis lotou as ruas do Centro Histórico de Santana de Parnaíba nesta quinta-feira (20), para participar do tradicional evento de Corpus Christi, que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Com desenhos produzidos pelo artista plástico Alcides Maia sob o tema ‘Eucaristia Fonte de Vida Para o Jovem em Missão’, crianças, jovens, adultos e idosos confeccionaram os tapetes coloridos de forma criativa utilizando 50 toneladas de serragem, além de pipoca, tampinha de garrafa, casca de ovo, cal, algodão, pó de café, entre outros materiais. Mais de 850 metros de vias do Centro Histórico foram cobertas por 60 quadros temáticos que formaram um mosaico de símbolos cristãos compondo um maravilhoso cenário bíblico.
“Quero agradecer a Deus por estar abençoando tanto a nossa cidade, mais um ano que promovemos o evento de Corpus Christi em Santana de Parnaíba recebendo a visita de milhares de turistas e fiéis de todo o país. Estamos trabalhando para que Parnaíba receba o título de estância turística, assim podemos receber investimentos, gerar mais empregos, aumentar a receita e a preservação do maior patrimônio arquitetônico do Estado de São Paulo”, comentou o prefeito Elvis Cezar, que desde as 5h acompanhou todo o evento.
A programação religiosa teve Missas Campais celebradas pelo Padre João Lucio do Prado Neto às 8h30, 10h30, 12h e 15h, seguida da Procissão pelas ruas do Centro Histórico. Os participantes ainda puderam conferir a Feira de Artesanato e a Praça de Alimentação.
“Eu moro em Cajamar e fiz questão de participar desse evento maravilhoso. Santana de Parnaíba é exemplo de gestão e organização para todas as cidades”, comentou Samara Fernandes. “Evento muito bem feito, planejado, com segurança, estacionamento, quem não pôde vir esse ano programe-se para o próximo porque tudo é fantástico”, sugeriu o morador de Barueri, Lauro Andrade.
Igreja Matriz e Praça 14 de Novembro
Os turistas e fiéis puderam contemplar toda beleza da Igreja Matriz, que recentemente foi revitalizada pela atual gestão. A Praça 14 de Novembro também recebeu diversas melhorias como a reposição de 17 novas árvores, acessibilidade, piso tátil e sistema de drenagem visando à preservação do Muro de Pedras. As calçadas que fazem parte do espaço e arredores são formadas por mosaico português. O Coreto Maestro Bilo também foi totalmente restaurado e novas flores plantadas no jardim. O local agora possui diversos bancos de descanso, proporcionando mais conforto aos visitantes. A principal novidade ficou por conta da construção do Chafariz em Pedra (um resgate histórico do redondo do prefeito - antigo bebedouro de cavalos), tornando-se mais uma importante atração para visitação dos turistas e moradores da cidade.