Parque Glauco Villas Boas recebe primeiras ações de recuperação
O lago do Parque Glauco Villas Boas, no Jardim Três Montanhas, zona Norte, já começou a receber as primeiras ações do Poder Público para que futuramente deixe de ser destino do esgoto in natura das residências. Após tratativas com a Prefeitura de Osasco, a Sabesp iniciou há poucos dias a instalação de redes coletoras no bairro para captar os dejetos de cerca de 400 casas. Com isso, aproximadamente 5 litros de esgoto por segundo deixarão de ser despejados no lago.
Em seguida, para viabilizar a operação das redes de esgoto, a empresa vai instalar no bairro uma estação de tratamento de esgoto, cujo processo encontra-se em fase de licitação.
A revitalização do parque inclui também ações da prefeitura, por meio da atuação da Secretaria do Meio Ambiente. Serão executados serviços de melhorias na infraestrutura do espaço, assim como o desassoreamento e limpeza do lago, que recebeu detritos durante trabalho de rescaldo para controlar um incêndio que destruiu o galpão de uma rede de supermercados situado em terreno vizinho ao parque.
A Sabesp também usará a técnica conhecida como nanobolhas para a limpeza da água do lago. A técnica injeta bolhas oxigenadas ultrafinas para aumentar o oxigênio dissolvido na água, realizando a degradação de micróbios e de toda matéria orgânica.
A conclusão das ações está prevista para o primeiro semestre de 2019, com benefícios diretos para a população local, que tem no parque o único espaço de lazer.
“O bairro é pequeno, tem muitas empresas no entorno e não tem área para construir outro. Então, só nos resta torcer para que seja recuperado. Saber que já estão começando a fazer a rede de esgoto para evitar que a sujeira continue indo para o lago é algo que deixa a gente animado. Tomara que seja limpo mesmo, para a gente ter de volta uma área de lazer”, disse o aposentado Milton Moreira de Brito, 73 anos, morador da Rua Serra das Antas, uma das vias que já está recebendo a tubulação da rede coletora de esgoto.
No local estão sendo instalados tubos de 150 e de 200 milímetros. A obra é executada pela Trail Infraestrutura, empresa contratada pela Sabesp.