Altruísmo

Madre Teresa de Calcutá começou a vida religiosa dando aulas para crianças carentes na Índia

Madre Teresa de Calcutá começou a vida religiosa dando aulas para crianças carentes na Índia
1 de Novembro de 2018 - 10h18

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de Sua boca procedem o conhecimento e o discernimento (Provérbios 2:6). Você sabe quem foi Anjezë Gonxhe Bojaxhiu? Não? Acredito que você a conheça, mas, por outro nome. Este é o nome albanês da mulher que se tornou mundialmente conhecida como Madre Teresa de Calcutá. Ela começou a vida religiosa dando aulas para crianças carentes na Índia.

Embora tenha passado por suas mãos milhões de dólares em doações, ela morreu sem muitos bens. Sua vida ficou marcada pela dedicação ao cuidado dos necessitados, especialmente, pessoas que tinham lepra na cidade de Calcutá, Índia. Como reconhecimento pelo seu trabalho, Madre Teresa ganhou dois prêmios de grande importância mundial. O Prêmio Templeton (1973) e o Nobel da Paz (1979). Sua vida poderia ser resumida em uma palavra: altruísmo.

Quando uma pessoa se preocupa mais com o bem do próximo do que consigo mesma, dizemos que ela é altruísta. Madre Teresa era assim. No entanto, o Ser mais altruísta do Universo é Deus.

No versículo de hoje, Salomão nos lembra que, apesar de termos uma parte a fazer na busca pela sabedoria, só temos condições de encontrá-la porque Deus a disponibiliza de forma amorosa para nós. O apóstolo Tiago (1:5) repete essa verdade. “Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. Obviamente, Deus não recebe nenhum benefício egoísta por nos conceder Sua sabedoria. Sua ação graciosa é feita exclusivamente pensando em nosso bem. Altruísmo é uma parte da essência divina. O grande amor de Deus O impulsiona a ser assim.

Além de ter criado o indescritível Universo, Deus fez um planeta com todas as condições necessárias para a felicidade humana. Neste planeta, colocou um jardim especial, o Éden. Após o pecado, nos concedeu o plano da redenção. A Bíblia ainda diz que Ele nos deu Seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Deus nos deu a própria vida em Jesus. Finalmente, nos dará de volta a eternidade quando Ele voltar.

O mínimo que eu e você podemos fazer é seguir o exemplo de Deus, sendo altruístas também. Mas a nossa maior doação é a entrega da própria vida por completo a Ele, como resposta à entrega total Dele por nós. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele... Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (João 14:21 e 23).