Barueri é 1º lugar em economia no ranking de Smart Cities
Mais uma vez Barueri aparece em posição de destaque no Ranking Connected Smart Cities, divulgado anualmente pela Urban Systems em parceria com a Sator. A cidade ficou em 1º lugar no setor Economia. Foram cerca de 700 cidades com mais de 50 mil habitantes que participaram do evento este ano.
A premiação ocorreu na terça-feira (dia 4), quando o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo – representou a Prefeitura de Barueri ao receber a honraria. Estavam presentes membros da equipe da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), responsável por desenvolver as soluções tecnológicas que têm colocado o município em posição de destaque no cenário nacional.
Para o coordenador da CIT, Jonatas Randal, isso é resultado do comprometimento de todo o funcionalismo. “Começam a chegar os resultados de um trabalho duro e focado e quero compartilhar este momento de alegria e aproveitar para externar minha gratidão a todos os funcionários da Prefeitura que de forma direta ou indireta nos ajudaram a alcançar bons resultados, em especial aos da CIT, que trabalham diariamente para tornar nossa cidade mais funcional, justa e eficiente para o cidadão usando ferramentas de inclusão social e melhorando a vida das pessoas”, expressou.
Barueri também figura entre as 20 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, sendo classificada em 19ª posição no ranking geral. Trata-se do principal estudo voltado a mapear as cidades mais inteligentes do País, baseado em 70 indicadores tendo 11 como principais: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
“Barueri se mantém na primeira posição no recorte de Economia do Ranking Connected Smart Cities. A cidade é polo de emprego na Região Metropolitana de São Paulo, a mais rica do país, com a relação de 1,5 empregos por habitante em idade economicamente ativa. Barueri também tem 94,8% dos empregos em setores produtivos, ou seja, fora da administração pública, sendo 55% de suas receitas não oriundas de repasses. Neste último período pós crise econômica, a cidade de Barueri já registra alta de 1% no número de empregos ante um Brasil com capitais ainda registrando queda no número de empregos”, registra o relatório detalhado divulgado pela organização do evento.
Cidade premiada
Essa não foi a única premiação recebida por Barueri nos últimos dias. O município foi condecorado como “Destaque Nacional” por seu projeto de Cidade Inteligente na 17ª edição do Prêmio Learning & Performance Brasil, organizado pelo Institute for Learning & Performance e pela empresa MicroPower. A premiação é uma das mais relevantes da América Latina na avaliação de práticas tecnológicas em aprendizado, performance e transformação digital dos negócios. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no Hotel Renaissance em São Paulo, na noite de segunda-feira (27 de agosto).
Além disso, houve a participação do município em outro evento de nível internacional, o IoT Latin America – A Internet das Coisas, que ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, solidificou ainda mais o engajamento da cidade em tudo que é relacionado a tecnologia.
Na ocasião, profissionais da CIT, representando Barueri - um dos poucos órgãos públicos participantes -, marcaram presença no painel de Smart Cities, apresentando as câmeras ao vivo que cobrem a cidade e podem ser, inclusive, acessadas pelos cidadãos. O painel também abrangeu um pouco sobre fibra ótica, que tem expandido os recursos tecnológicos do município em diversos setores.