Programa Mãe Parnaibana diminui mortalidade infantil
Santana de Parnaíba segue avançando na aplicação de políticas públicas voltadas à diminuição da mortalidade infantil. Na terça-feira, 24 de julho, o prefeito Elvis Cezar, a primeira-dama Selma Cezar e o secretário de Assistência Social, Fabio Mendonça, durante evento realizado no Cine Teatro Coronel Raymundo, no Centro, entregaram mais 100 kits do Programa Mãe Parnaibana, que garante às futuras mamães o enxoval completo de seus bebês junto com o carrinho, além de um atendimento de saúde prioritário, acompanhamento do pré-natal, exames e consultas médicas. Somente este ano mais de 500 famílias foram atendidas.
“Infelizmente a mortalidade infantil no Brasil aumentou. Segundo dados divulgados pela Fundação Seade, entre 2013 e 2016, a média de natalidade no Nordeste é de 20 para cada mil nascidos vivos; Na região Norte 18; No sudeste 16; No Sul 14; Já Santana de Parnaíba é de 7,8%, ou seja, temos a metade da menor média do Brasil”, comentou o prefeito Elvis Cezar. “A gente busca zerar esse índice, para não perdermos nenhum bebê, por isso, investimos em pré-natal, acompanhamento médico completo e exames de saúde”, finalizou.
“O atendimento pré-natal que eu recebi aqui foi ótimo, é uma das poucas cidades que eu vi a preocupação realmente com as grávidas, eu venho de uma cidade que não tem muito auxílio e aqui eu fiquei realmente surpresa, pois esse kit ajuda muito, é completo”, disse Ana Paula Joaquim, Moradora do Refúgio dos Bandeirantes.