Convém que os cristãos se envolvam com futebol?
O cristão deve se envolver com o futebol? A resposta é simples, o futebol leva as pessoas a terem atitudes incompatíveis com a fé cristã. Pois qualquer pessoa que se envolve de forma direta ou indireta com o futebol, vai acabar querendo ou não quebrando princípios de comportamento que a bíblia exige do cristão. Vejamos algumas dessas atitudes, que o futebol leva tanto os torcedores quanto aos jogadores a praticarem: Bem aventurados os pacificadores (Mt 5:9) - A bíblia ensina que o cristão deve ser uma pessoa pacifica, isto é promover a paz entre as pessoas. Mas no futebol esse principio é quebrado, depois dos resultados dos jogos muitas pessoas tem promovido discussões. O futebol tem levado muitas pessoas a cometerem atitudes de desunião, brigas e discórdia, portanto ele é incompatível com a fé cristã.
O Senhor com todo coração detesta os que gostam de praticar a violência (Sal 11:5) - Toda prática ou atitude violenta é detestada por Deus. Quantos torcedores e jogadores discutem, brigam, espancam, matam e são mortas por causa de futebol. A bíblia condena a violência e tudo que induz uma pessoa à violência. Portanto o cristão deve evitar a prática desse esporte que o induz e o envolve em violência. Bem aventurado o homem que não participa da roda dos escarnecedores (Sal 1:1) - Isso é, não participa da roda de grupo de pessoas que zomba de outras pessoas. É raro um time perder e ninguém ser vitima de zombaria. O futebol tem levado muitas pessoas a se tornarem verdadeiros zombadores. Portanto, até o ambiente do campo de futebol é impróprio para o cristão, para que não venha fazer parte da roda dos escarnecedores.
O Senhor Deus detesta a idolatria (Dt 27.15) - O futebol tem sido um dos maiores produtores de ídolos do mundo. Milhares de fã clube estão espalhados pelo mundo afora. Sempre existe um jogador que é o ídolo do momento. Existem jogadores que são idolatrados como se fossem um deus. Alguém chegou a dizer que se Deus é dez o Romário e onze. Qual torcedor que não tem um ídolo no futebol? Tem pessoa que conhece mais a vida do jogador que ela admira do que a vida de Jesus. Tem pessoas que sabem o nome de todos os jogadores do seu time preferido, incluindo até os reservas, mas essa mesma pessoa não sabe o nome dos doze apóstolos que foram escolhidos por Jesus para pregar o evangelho.
Veja os craques que foram imortalizados por estátuas - Pelé: O Rei do futebol tem uma estátua no centro de Três Corações (MG), sua cidade natal. Cristiano Ronaldo: O craque português é um ídolo na capital espanhola e tem uma estátua com 10 metros do jogador português colocada na Praça Ramales, em Madrid. Entre muitos outros, contrariando o que a bíblia diz sobre fazer imagens: Não façam nenhuma imagem que sirva de ídolo, seja em forma de homem, ou de mulher (Deut 4.16).