Barueri prepara atletas de Vôlei Sentado para Seleção Brasileira
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) de Barueri no ano passado passou a oferecer aulas de Vôlei Sentado em sua grade de atividades esportivas. Com esse investimento, dois moradores da cidade já foram convocados para compor a Seleção Brasileira da modalidade, com a preparação sendo feita no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
“A gente acha que tudo está acabado, não enxerga outro caminho, até que você conhece o esporte. Estava em casa debilitado com depressão e através de um amigo conheci o vôlei sentado. Não tinha muita noção deste esporte, eu gostava de futebol, e quando eu vi que era possível jogar, gostei bastante. O esporte mudou minha vida”, declarou Diego, que aos 17 anos sofreu um acidente de moto e teve sua perna direita amputada.
“Achei estranho no início, me causou um impacto jogar sentado, mas acabei gostando. Mudou muito no meu bem-estar, preparo físico e hoje estou mais feliz. Poder representar a cidade em competições mundiais é um prazer imensurável”, revela Leandro Henrique da Silva, que quando criança teve osteomielite (infecção no osso), que resultou na perda de mobilidade e no encurtamento da perna.
“Eles demonstraram durante o Campeonato Brasileiro boa qualidade técnica, continuam evoluindo e mereceram a convocação. Vamos treinar visando o Mundial na Holanda”, destacou o técnico da seleção, Célio Mediato. “O esporte não é apenas para o alto rendimento, nós também incentivamos o ingresso nessa modalidade para iniciação esportiva. Além de garantir todos os benefícios que o esporte oferece, também auxilia na reabilitação”, afirma o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva, que também pratica vôlei sentado e é o principal incentivador da modalidade na cidade.