Barueri intensifica recolhimento de carros abandonados e registra aumento nas remoções em 2025

A ação busca melhorar a segurança viária, a fluidez do trânsito e a qualidade de vida da população

A maioria das remoções foi feita pelos próprios proprietários, enquanto parte dos veículos foi encaminhada ao pátio
14 de Janeiro de 2026 - 11h14

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), intensificou em 2025 as ações de fiscalização e remoção de veículos em situação de abandono nas vias públicas do município. Ao longo do ano, 1.486 veículos foram retirados, número que representa um aumento superior a 6% em comparação com o ano anterior.

A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança viária, fluidez no trânsito e qualidade de vida nos bairros. Isso porque veículos abandonados podem causar transtornos à circulação, acúmulo de lixo, proliferação de insetos e até riscos à saúde pública.

Do total de remoções realizadas, 1.307 veículos foram retirados pelos proprietários, seja por meios próprios ou com o auxílio de guincho para garagens ou locais particulares. Outros 179 veículos foram removidos ao pátio, após o não atendimento às notificações emitidas pelos agentes de trânsito.

Saiba mais

O que caracteriza abandono

De acordo com a Lei Municipal nº 1.916, de 22 de fevereiro de 2010, é caracterizada situação de abandono quando o veículo ou carcaça permanece estacionado no mesmo local público por mais de 20 dias, mesmo em áreas onde o estacionamento é permitido, e apresente uma ou mais das seguintes condições:

Evidente estado de depreciação, ainda que coberto com capa;

Impossibilidade de deslocamento com segurança ou risco à segurança e à saúde dos munícipes;

Ausência de placas, pneus furados, vidros quebrados, entre outros sinais.

Como solicitar a remoção

A solicitação para retirada de veículos em situação de abandono pode ser feita on-line, por meio do Portal da Prefeitura. Após a identificação, é emitida uma notificação ao proprietário, que tem um prazo para providenciar a remoção. Caso isso não ocorra, os Agentes de Trânsito do Setor de Remoção dão sequência ao processo, que pode resultar no recolhimento do veículo ao pátio.

A Semurb orienta que os proprietários atendam às notificações dentro do prazo estipulado, evitando transtornos e custos adicionais relacionados à estadia do veículo em pátio.