Hospital Municipal de Barueri amplia horário para garantir visitas religiosas

Em novembro, o Hospital Dr. Francisco Moran garantiu a realização de 89 visitas religiosas a pacientes

Somente em novembro deste ano, o HMB garantiu a realização de 89 visitas religiosas a pacientes internados
15 de Dezembro de 2025 - 13h56

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) Doutor Francisco Moran, gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), garante aos pacientes internados um direito fundamental em sua recuperação que são as visitas religiosas. Somente no mês de novembro, 89 pessoas receberam visitas de pastores, padres e rabinos, observando o atendimento humanizado.

As visitas religiosas são tão importantes para os pacientes internados que a direção do HMB decidiu ampliar o horário das visitas dedicadas exclusivamente à assistência religiosa: Período da Tarde, das 15h às 16h, e Período da Noite, das 21h30 às 22h30.

A expansão dos horários foi recebida positivamente pela comunidade de líderes religiosos de Barueri e também pelas famílias dos pacientes. "Esta medida auxiliou todos os líderes religiosos, proporcionando mais oportunidades para que pudessem exercer sua assistência e levar conforto em momentos cruciais de tratamento dos pacientes," afirma o Diretor Técnico do HMB, Dr. Paulo Tierno.

Direito Garantido

O direito à assistência religiosa é garantido pela própria Constituição Federal de 1988, no seu Art. 5º, inciso VII. O Hospital Municipal de Barueri informou que a medida também vai ao encontro do cumprimento à Lei Federal nº 9.982/2000, que garante o direito à assistência religiosa em hospitais. Os religiosos deverão, em suas atividades, acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição hospitalar, a fim de não pôr em risco as condições do paciente/internado ou a segurança do ambiente.

A nova medida, implementada em outubro, visa oferecer maior flexibilidade e oportunidade para que pacientes de todas as crenças recebam conforto espiritual durante seu período de internação. A direção do HMB também reforçou seu compromisso com a assistência humanizada e integral, que considera o bem-estar físico, emocional e espiritual de seus pacientes.