Prefeito Gerson Pessoa inaugura UBS do Santa Maria

A Prefeitura de Osasco inaugurou sábado, 9/8, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Maria, na zona Sul da cidade. O espaço recebeu o nome de Adalgiza Correia Soares em homenagem a avó, já falecida, da primeira-dama Gabi Pessoa e da ex-primeira-dama, Aline Lins, que juntamente com demais familiares e o prefeito, Gerson Pessoa, o ex-prefeito e atual secretário de Esportes da Capital, Rogério Lins, enalteceram a “vida amorosa, carinhosa, de ensinamentos e religiosidade” da “avozinha”, como era carinhosamente chamada pelos familiares.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Lau Alencar, o secretário de Saúde, Fernando Machado, a adjunta Suzete Franco, demais secretários e respectivos adjuntos, e o presidente da Câmara, Carmônio Bastos, que falou em nome dos vereadores. A cidade conta agora com 37 UBSs.
Durante a cerimônia foi realizado ato ecumênico de bênçãos ao prédio, que contará com 8 consultórios, sendo 5 clínicos, 1 de ginecologia, 1 de pediatria, 1 de enfermagem, sala de odontologia equipada e com ar-condicionado, sala de vacinação com ar-condicionado, sala de coleta de exames laboratoriais, sala de medicação, inalação e procedimentos, sala de monitoramento do Previne Brasil, sala da Estratégia Saúde da Família, farmácia com ar-condicionado, 3 espaços de espera (mais a espera da recepção), 2 banheiros, ambos adaptados para pacientes com deficiência e central de materiais e esterilização. A unidade conta ainda com câmeras de monitoramento e amplo estacionamento.
“Sou muito grata à Prefeitura e aos vereadores que aprovaram o projeto de lei que permitiu esse presente à nossa família, nomeando esta UBS com o nome da nossa avó”, disse, emocionada, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa.
A construção de uma UBS no bairro era uma reivindicação antiga da comunidade do Santa Maria. O atendimento era feito até recentemente em um espaço cedido pela igreja católica do bairro.
“Acreditro que vai melhorar e agilizar o atendimento, porque o espaço aqui é amplo e tem mais consultórios. Tomara que venham mais médicos também. Estamos felizes porque a espera foi grande”, disse a dona de casa Dalva Oliveira, 63 anos. A UBS tem cerca de 20 mil pessoas cadastradas naquela região.