Dário Saadi faz abertura do 17º Fórum de Profissões voltado a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou no final da manhã deste sábado, 9 de agosto, da abertura do 17º Fórum de Profissões, que tem a expectativa de receber ao longo do dia pelo menos 5 mil estudantes de toda a cidade. O evento, realizado no Centro de Eventos da Secretaria de Educação, no Jardim do Vovô, termina às 17h de hoje.
Somente das escolas municipais, passaram pelo encontro seiscentos alunos, dos 8° e 9° anos. Eles tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais de diferentes segmentos do mercado de trabalho e conhecer os mais variados cursos oferecidos pelas escolas técnicas de Campinas e região.
“É uma oportunidade que os jovens têm de conhecer as profissões que estão em alta no mercado de trabalho. É comum as empresas oferecerem vagas, mas não encontrarem o profissional com a qualificação necessária para preenchê-las”, afirmou o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, o Fórum é um evento que ajuda os alunos a se orientarem em relação ao que querem fazer no Ensino Médio.
“Os estudantes saem do ensino fundamental conscientes do que querem fazer. Certamente aqui é um estímulo para que eles cursem escolas técnicas. É uma forma também de deixá-los seguros para optarem por um curso que esteja em sintonia com a vocação de cada um”, disse Tadeu Jorge.
Organizado pelo Planejamento Estratégico Institucional e Participativo (PEIP) da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Grupo Primavera, o Fórum objetiva aproximar estudantes de Campinas com empresas e escolas técnicas, dos mais diferentes segmentos.
É o caso da adolescente Maria Carolina de Almeida, de 15 anos. “Eu ainda estou bem dividida sobre a profissão que quero seguir. Gosto de muitos cursos das áreas de ciências e humanas. Estar aqui é uma forma de conhecer de perto as escolas, o que elas oferecem e o que as empresas esperam de quem chega ao mercado de trabalho”, explicou.
Durante o Fórum, os visitantes tiveram contato com os cursos técnicos oferecidos pelas escolas Cotuca, Etecap, Bento Quirino, Cotil, Ceprocamp, Instituto Federal e Senac. Também estiveram presentes profissionais das empresas Amazon, Libraport, CI&T, EagleBurgmann, Sanasa, IMA, Gra Ceolin, Performa IT, Aprovatec e RL Higiene.
Ainda pela manhã, os visitantes assistiram a uma palestra ministrada por Camila Miranda, especialista em marketing e ex-aluna do Grupo Primavera. Ela abordou o tema “Do call center de lanterninha para o mundo”. Léo Pinheiro, especialista em gestão estratégica e inovação, por sua vez, proferiu a palestra “Ser humano protagonista do futuro”.