Ônibus SP por Todas chega em São José do Rio PretoPreto

Até o dia 13 de julho, o atendimento será feito no período noturno na área externa

Do dia 14 até o dia 19 de julho, o ônibus estará nos distritos de Engenheiro Schmitt e de Talhado
11 de Julho de 2025 - 10h48

O Ônibus SP por Todas chega a São José do Rio Preto nesta quarta-feira, 9/7, para atendimento às mulheres. Até o dia 13 de julho, o atendimento será feito no período noturno na área externa do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. Do dia 14 até o dia 19 de julho, o ônibus estará nos distritos de Engenheiro Schmitt e de Talhado, além dos CRAS Solo Sagrado, Cidadania e João Paulo II e na região central da cidade. O foco do serviço são mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Durante o primeiro período de permanência em Rio Preto (de 9 a 13), haverá atendimento da Defensoria Pública, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e Ministério Público (MP). Nos territórios, psicólogas e assistentes sociais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) também estarão presentes para serviços de acolhimento, orientação e proteção às mulheres.

A parceria entre governo do Estado e Prefeitura foi viabilizada via Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher e Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial. “O Ônibus SP por Todas é mais uma ação possibilitada pela parceria de sucesso com a Secretaria de Estado e que representa um reforço no acolhimento dessas mulheres vítimas de violência. A ida para os territórios possibilita que o serviço vá até quem precisa. No dia 19, o ônibus estará na Praça Rui Barbosa, onde acontecerá uma grande ação com foco na visibilidade das mulheres”, afirma a secretária da Mulher, PcD e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri.

No dia 19 de julho, com concentração na Praça Rui Barbosa, acontece a 3ª Marcha da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha de Rio Preto, movimento encabeçado pela Conselho Regional de Psicologia (CRP), com participação do poder público e sociedade. Neste dia, o Ônibus SP por Todas atenderá no período da manhã. De 14 a 18, nos distritos e CRAs, o horário de atendimento será das 9h às 18h.

No dia 14/7, segunda-feira, o ônibus estará na Praça Santa Apolônia, em Engenheiro Schmitt. No dia 15/7, terça-feira, é a vez de Talhado, onde fica estacionado na praça central. Nos dias 16 a 18/7, de quarta a sexta-feira, atenderá, nesta sequência, nos CRAS Solo Sagrado, Cidadania e João Paulo II.

Nos distritos e na praça, haverá serviços de saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia.

SP por Todas
Rio Preto é a primeira cidade do Estado a receber o Ônibus SP por Todas, recém-inaugurado no último dia 6/7. “O Ônibus SP Por Todas levará dignidade e suporte imediato para mulheres que muitas vezes estão longe dos centros urbanos. Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso de garantir autonomia e segurança a todas as paulistas”, afirma a secretária de Estado Valéria Bolsonaro. O veículo conta com salas de atendimento, espaço educativo e banheiro acessível.

São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.