Elvis Cezar amplia ações de segurança e instalará 5 mil câmeras em Santana de Parnaíba

Elvis Cezar, anunciou a implantação do “Smart Parnaíba”, um moderno sistema de monitoramento

Com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, o sistema permitirá a identificação de pessoas
11 de Julho de 2025 - 08h28

O prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, anunciou a implantação do “Smart Parnaíba”, um moderno sistema de monitoramento com cinco mil câmeras espalhadas pela cidade. Com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, o sistema permitirá a identificação de pessoas foragidas da justiça e veículos roubados, reforçando o combate à criminalidade.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais, onde o prefeito destacou: “Este é o maior investimento em segurança pública da história da cidade.” Além do monitoramento, o município também contará com 16 novas viaturas para fiscalização de trânsito, adquiridas pela atual gestão, além de 50 viaturas destinadas à Guarda Civil Municipal. A segurança será reforçada ainda mais com a contratação de novos agentes, por meio de concurso público. Ainda não há prazos definidos para a implantação dessas ações.

Nova base da Guarda Municipal
A prefeitura também anunciou a inauguração em breve da nova base da Guarda Civil Municipal, que está com as obras em fase avançada. O espaço terá cerca de 4 mil metros quadrados e contará com infraestrutura completa: salas administrativas, academia, refeitório, área de lavagem de viaturas, sala de defesa pessoal, estande de tiro, estacionamento para 165 veículos, quadra poliesportiva e canil. A nova base está sendo construída dentro do Complexo de Segurança da cidade.

Complexo de Segurança reúne delegacias e estrutura moderna
Como parte do plano de segurança, a cidade implantou o Complexo de Segurança, que centraliza serviços e unidades estratégicas. No local, situado na Rua Álvares de Azevedo, 21, Jardim Anhembi, próximo à Estrada dos Romeiros, foram inauguradas as novas sedes da Delegacia de Polícia Civil e da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

As unidades contam com tecnologia de ponta, sistemas modernos de vigilância e comunicação, o que vai melhorar a eficiência do trabalho policial e facilitar a integração com outras forças de segurança. A Delegacia da Polícia Civil dispõe de plantão, recepção, cinco cartórios, salas de investigação, celas, espaço para reconhecimento de suspeitos, copa e área administrativa.

Já a nova DDM foi planejada para oferecer acolhimento humanizado e sigiloso a mulheres vítimas de violência. A estrutura inclui recepção, sala da delegada, duas salas de atendimento, cartórios, celas, sala de reconhecimento de suspeitos, cozinha e banheiros, além de uma sala exclusiva para atendimento às vítimas.

As construções foram realizadas com recursos do município. A unidade da Polícia Civil possui 745,42 m² e está integrada à DDM, com 339,29 m², totalizando 1.084,71 m² de área construída, com estacionamento para 114 veículos.