Comitê Municipal das Crianças de Campinas faz 1ª reunião oficial

Encontro marca o início das atividades dos novos membros do Comitê da Primeira Infância

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação de Campinas
4 de Julho de 2025 - 16h12

Os novos integrantes do Comitê Municipal das Crianças, vinculado ao Plano Primeira Infância Campineira (PIC), participaram da primeira reunião oficial de trabalho no último sábado, 28 de junho. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e teve como objetivo apresentar aos participantes a história e os valores culturais da cidade, além de reforçar o papel coletivo dos membros nas decisões do grupo.


Durante a atividade, conduzida pelas educadoras Claudia Fogagnoli e Daniela Petroli — da equipe executiva do PIC —, os novos membros, que tomaram posse em maio deste ano, foram convidados a refletir sobre o conceito de pertencimento, a importância da coletividade e a representatividade de suas vozes nas decisões que envolvem as crianças do município.


“Neste primeiro encontro, trabalhamos o quanto é importante, na posição que eles ocupam, pensarem coletivamente em propostas que atendam aos interesses de todas as crianças e pessoas da cidade”, destacou a educadora Daniela Petroli.


Ela ressaltou ainda que o trabalho com o Comitê envolve um processo pedagógico de formação da cidadania desde a infância, promovendo o entendimento de que cada criança tem um papel ativo na construção da cidade.


Outro tema trabalhado na reunião foram os pontos turísticos e históricos da cidade. “Apresentamos os principais pontos turísticos e destacamos sua importância para a história e identidade de Campinas”, explicou Daniela.


No final do encontro, as crianças deram ideias sensíveis, conscientes, além de sugestões para tornar Campinas uma cidade ainda melhor para se viver. Um exemplo, foi a melhoria na iluminação de parques próximos as casas para que as crianças possam brincar também a noite e a instalação de avisos sonoros nos semáforos para facilitar a travessia de pessoas com deficiência visual.


Cidade para crianças


O Comitê Municipal das Crianças foi criado com o objetivo de reconhecer que as crianças são sujeitos integrais de direitos e que a escuta ativa é um desses direitos fundamentais. O grupo parte da premissa de que a cidade deve ser pensada com e para as crianças, promovendo a participação infantil no planejamento urbano e na formulação de políticas públicas.


Esse espaço garante que os conselheiros mirins possam contribuir com propostas e sugestões para diversos serviços e áreas do município, ajudando a construir o modelo de cidade que desejam. Além disso, o Comitê assegura o direito das crianças de se manifestarem e opinarem sobre todos os assuntos que impactam diretamente sua vida e o ambiente urbano em que vivem.


Para Thiago Ferrari, coordenador do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), a construção de uma cidade verdadeiramente acolhedora passa pela escuta ativa de todos os grupos sociais — especialmente os mais vulneráveis.


“Entendo que as crianças pertencem ao grupo dos mais vulneráveis. O Comitê é o reconhecimento de que elas são cidadãs do presente, não apenas do futuro. Têm o direito de serem ouvidas, principalmente porque muitas vezes decidimos por elas, para elas — e sem elas”, destaca Thiago Ferrari.


Sobre o Comitê


A seleção dos integrantes do Comitê Municipal das Crianças é feita por sorteio ao final do período de inscrições. Nesse processo, são sorteados um menino e uma menina de cada região da cidade, garantindo uma representação equilibrada e diversa de todas as áreas de Campinas.


Renovado anualmente, o Comitê é composto por 14 crianças, sendo seis meninos e seis meninas, além de duas vagas garantidas para crianças com deficiência. Para participar, as crianças precisam apresentar autorização de um responsável legal e a comprovação de que estão regularmente matriculadas em uma escola pública ou privada de Campinas.