Barueri é apontada como a cidade mais competitiva do país pelo CLP
Prefeito Rubens Furlan lembrou que o município recebe este prêmio pelo segundo ano consecutivo
Prefeito Rubens Furlan comemorou o fato de Barueri ficar em primeiro lugar nas duas edições do Ranking CLP

26 de Novembro de 2021 - 19h45
Barueri lidera o Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, que foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Esta é a segunda edição do estudo, lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (22) e divulgado com exclusividade pelo jornal O Estado de São Paulo. Barueri é o primeiro dos 411 municípios com mais de 80 mil habitantes avaliados no levantamento, seguido por São Caetano do Sul (SP) e Florianópolis (SC). No ano passado, quando foi realizada a primeira edição do Ranking baseado nos municípios, Barueri também ficou à frente em todo o Brasil.

"Pela segunda vez consecutiva, Barueri é a cidade mais competitiva do Brasil. Estamos felizes em iniciar a semana com esse indicador positivo, especialmente por saber que a lista do Centro de Liderança Pública (CLP) avalia 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, onde vive mais da metade da população do País. Essa notícia nos motiva ainda mais a gerar oportunidades e criar programas para o nosso povo", informou o prefeito Rubens Furlan.

Eficiência na gestão

O estudo analisa três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia) e 13 pilares (Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações), que se dividem em 65 indicadores. Apesar de recente, o Ranking já representa uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública por parte da população, assim como para a construção de novas políticas públicas e atração de investimentos. Isso devido ao know-how do CLP, que já realiza o Ranking de Competitividade dos Estados há 10 anos.

Segundo o levantamento, dentre os 100 municípios mais competitivos, 49 são do Estado de São Paulo e a maioria deles fica nas regiões Sul e Sudeste. Muitas empresas têm se baseado nesse estudo buscando definir locais para se instalar. Quanto melhor a posição no ranking, maiores são os indícios de que a cidade tem condições de proporcionar a prosperidade que os negócios buscam. Com isso, aumenta a geração de emprego e, consequentemente, o fortalecimento da economia local: o que Barueri vem fazendo por meio de inúmeros investimentos e foco na prosperidade como um todo.

FOTO: Benjamin Sepulvida / SECOM




expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®