Barueri tem redução acentuada nos índices de criminalidade
Os dados podem ser conferidos diretamente junto ao órgão pertinente da Secretaria de Segurança Pública
Os dados podem ser conferidos diretamente junto ao órgão pertinente da Secretaria de Segurança Pública do Estado

8 de Janeiro de 2021 - 09h12
As medidas tomadas pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) de Barueri causaram redução média de 43% em diversas modalidades de crime em seu território nos últimos quatro anos (de janeiro a outubro de 2020 comparado ao mesmo período de 2016).

Os dados podem ser conferidos diretamente junto ao órgão pertinente da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).

Os furtos tiveram uma redução de 40,7%; já furtos de veículos caíram 37,8% no período mencionado; homicídios dolosos diminuíram 47,6%; roubos à mão armada retrocederam 50,8%, enquanto o roubo de veículos à mão armada caiu 50,9%.

Polícia bem estruturada
Dentre os fatores que contribuem para o êxito está o investimento municipal em equipamentos modernos de segurança, tais como a instalação do CIM (Centro Integrado de Monitoramento), que funciona 24 horas e tem mais de 480 câmeras espalhadas pelos bairros.

“O CIM é essencial para o auxílio das ações operacionais da GCM e vigilância de pronta resposta em todo o município.”, revela o comandante Marcus Aparecido Guedes Ramos.

Com a aquisição de 150 viaturas novas (carros com GPS), implantação do Patrulhamento Tático Feminino e do Programa Escola Mais Segura, formação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e integração ao sistema Detecta de Monitoramento, o atendimento das ocorrências ficaram mais rápidos.

Foram também criados dois batalhões da Polícia Militar - um no Parque Santa Luzia e outro no Jardim Paulista - e realizadas operações conjuntas com as Polícias Militar e Civil. Para maior mobilidade, o GTM (Grupo Tático de Motos) tem 16 motocicletas 660 CC e duas 300 CC.

“Nunca precisamos acionar o serviço da GCM em casa ou no trabalho, mas vemos que as viaturas passam pelas ruas com muita regularidade”, afirmam Domingas Novais e José Manoel da Silva, moradores do Parque das Nações e donos de uma pet shop no Jardim Silveira.

Apesar da redução, o comandante Guedes não se acomoda, já que com segurança não se brinca. “Sempre trabalhamos com foco na redução de índices criminais considerando ano e meses anteriores de forma a não permitir a reincidência”, afirma.


expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®