Autódromo de Interlagos completa 80 anos e ganha mural de Senna
Mural que ilustra primeira vitória de Ayrton Senna em um GP do Brasil, em 1991
Mural que ilustra primeira vitória de Ayrton Senna em um GP do Brasil, em 1991, foi pintado por Eduardo Kobra

12 de Maio de 2020 - 10h10
Nesta terça-feira (12), o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, completa 80 anos de existência. E em comemoração, será realizada a inauguração virtual de um mural feito pelo artista Eduardo Kobra, que enfeitará a torre de controle do circuito.

A obra é uma ilustração do dia em que o piloto Ayrton Senna ergueu o troféu de sua primeira vitória em Interlagos, conquistada no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 1991. Ela será inaugurada oficialmente nesta terça em uma transmissão ao vivo na página de Senna, administrada pelo instituto que leva seu nome, no Facebook e no Youtube.

Apesar da homenagem, o Autódromo de Interlagos chega à sua oitava década ameaçado pela possível transferência da etapa brasileira de Fórmula 1 para o Rio de Janeiro e pelos entraves em sua concessão para a iniciativa privada, arquivada pela prefeitura depois que o Tribunal de Contas do Município (TCM) autuou a gestão de Bruno Covas por não cumprir suas exigências no projeto oferecido para as possíveis concessionárias do espaço, que abriga também um kartódromo, pistas menores e áreas administrativas.

Apesar das polêmicas dos bastidores, o circuito de Interlagos é marcado por momentos icônicos da principal categoria do automobilismo. Inaugurado em 12 de maio de 1940, com um público de 15 mil pessoas e o patrocínio de barões de São Paulo, o autódromo não tinha arquibancadas, boxes, lanchonetes, banheiros ou a torre de transmissão em que a obra inaugurada nesta terça foi pintada.

O espaço foi reformado apenas em 1971, para receber a Fórmula 1, já com um formato parecido com o dos dias de hoje. E após algum tempo fora do principal calendário do automobilismo, com a etapa brasileira transferida para o Rio de Janeiro, Interlagos voltou a receber a categoria em 1990, registrando eventos históricos nos últimos 29 anos. Confira alguns deles na lista abaixo.


expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®