Cezar quer ampliar os exames de câncer de mama na rede de saúde
PL visa realização de exames para diagnósticos precoces e tratamentos do câncer de mama
Deputado estadual Cezar trabalha pela ampliação de serviços na rede de saúde

6 de Dezembro de 2019 - 16h47
Após uma série de ações no Outubro Rosa, o deputado estadual Cezar (PSDB) agora defende na Assembleia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei nº 1236/2019, de sua autoria, que institui a obrigatoriedade da realização de exames para diagnósticos precoces e tratamentos do câncer de mama nos hospitais e centros de saúde da rede pública estadual e fixa critérios para ações de saúde.

“O câncer de mama é uma significativa causa de morte no Brasil entre as mulheres, sendo um grave problema de saúde pública. Estima-se que uma entre dez mulheres, na faixa acima de 35 anos, poderá vir a ter câncer de mama durante sua vida”, alertou o deputado Cezar, que defende a medicina preventiva do câncer de mama por ser 4,3 vezes menos onerosa que o tratamento tardio.

A propositura determina que sejam feitos gratuitamente exames para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama em pacientes com menos de 40 anos (se paciente de risco, periodicidade do exame de mamografia a critério médico), de 40 a 50 anos (um exame de mamografia a cada dois anos) e de 50 anos em diante (um exame de mamografia por ano).

“O diagnóstico do câncer em seu estágio inicial permite um tratamento que erradica o mal pela raiz, além de impedir que metástases se manifestem em quaisquer órgãos do corpo”, ressaltou Cezar. “A possibilidade de salvarmos muitas vidas já é justificativa mais do que suficiente para pleitearmos dos nossos Pares nesta Casa de Leis a aprovação desta propositura”, finalizou o parlamentar.



expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®