Barueri reduz índices de crimes e investe em Segurança Pública
Prefeito Rubens Furlan entregou 150 novas viaturas e moderno Centro Integrado de Monitoramento
150 novas viaturas zero quilômetro foram entregues para as forças de segurança

6 de Dezembro de 2019 - 09h29
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), nesta quarta-feira (4), realizou a entrega de 150 novas viaturas zero quilômetro para as forças de segurança da cidade. A nova frota é composta por 22 Hilux, destinadas ao Comando e Subcomando da Guarda, ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Patrulhamento Tático Feminino, coordenadoria geral, inspetoria regional, comando de força e do canil, além de 65 viaturas modelo Oroch para radiopatrulha.

O Demutran ganhou 20 motos XRE de 300 cilindradas, 15 viaturas Amarok e 12 Oroch. A Guarda Ambiental também recebeu três viaturas Amarok e duas Oroch totalmente personalizadas. Já a Defesa Civil agora conta com dois resgates equipados no modelo Master, dois veículos Amarok e dois Oroch. Também foram apresentadas as quatro bases móveis, no modelo Master, que circularão pela cidade diariamente em pontos estratégicos garantindo a segurança nos bairros.

No início da cerimônia, Furlan entregou uma homenagem ao guarda municipal aposentado, Luciano Gomes Nogueira, pelo tempo de serviço prestado à corporação e relembrou a carreira do pai. “O meu pai era soldado da Polícia Militar e em suas escalas trabalhava pelo menos duas noites por semana patrulhando a nossa cidade. Nós tínhamos muita preocupação com ele e, geralmente, íamos dormir pensando em sua segurança e nos riscos que corria. Assim é o trabalho de cada guarda municipal. Precisamos ter segurança para ter tranquilidade”, ressaltou Furlan.

“Estamos renovando a frota e, com ela, chegam algumas ferramentas que possibilitarão mais agilidade na luta contra o crime e também mais segurança para a população e para os guardas”, comentou a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita, enfatizando o novo sistema de GPS que integra cada viatura. “Com isso, conseguimos localizar cada veículo em tempo real e no caso de algum acidente ou incidente, o socorro chegará rapidamente”.

Central de Monitoramento

Todos os veículos agora são controlados pelo novo Centro Integrado de Monitoramento, que foi ampliado e reformulado para alcançar toda a cidade. Outra novidade é que agora toda viatura tem compartimento para o transporte de detidos, o famoso chiqueirinho, que antes só havia em alguns carros. As viaturas também possuem "luz de beco" que ilumina a lateral do veículo e ajuda no momento da abordagem em calçadas, além do chamado “quebra-mato” que é uma exclusividade de Barueri.

Crimes em queda

A nova aquisição só vem reforçar ainda mais a segurança da cidade que, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de SP, tem diminuído cada vez mais o índice criminal. Na comparação de janeiro a outubro, de 2016 até agora, a cidade diminuiu mais de 25% dos crimes, alcançando o menor número da história de Barueri em relação a roubos de veículos, baixando quase 23% em relação ao ano passado e mais de 50% nos últimos três anos. Neste período houve também redução nos casos de homicídio doloso (-52%), roubo (-32%), furto (19%) e furto de veículo (18%).



expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®