Semáforo sonoro garante autonomia para pessoas com deficiência
O dispositivo dispara um “bip” mais pausado que representa o sinal verde para o pedestre
O dispositivo dispara um “bip” mais pausado que representa o sinal verde para o pedestre

14 de Outubro de 2019 - 09h14
Barueri avança mais uma vez em busca por mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência da cidade e instala o primeiro semáforo sonoro do município. O dispositivo já está em pleno funcionamento, garantindo mais acessibilidade.

Instalado em frente à SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri), situada na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175, Jardim Belval, o novo semáforo sonoro auxilia a pessoa com deficiência visual a transitar na faixa de pedestre com mais segurança.

Trata-se de um dispositivo eletrônico com sinal sonoro que alerta o momento em que se pode fazer a travessia. O equipamento possui ainda identificação em braile.

O dispositivo dispara um “bip” mais pausado que representa o sinal verde para o pedestre. Já o disparo mais rápido sinaliza que o tempo de travessia está terminando. O silêncio no semáforo identifica que o transeunte deve aguardar para atravessar a rua.

Para o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva, o novo recurso tecnológico vai ao encontro do projeto de cidade inteligente. “Isso facilita a vida da pessoa com deficiência visual, que enfrentava uma dificuldade ao atravessar a via. Isso trouxe mais mobilidade e autonomia. Barueri está utilizando a tecnologia para tornar a cidade cada vez mais acessível”, afirma.



expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®