Sem acordo, situação de Boris Johnson ficará insustentável
Jornais britânicos e irlandeses discutem versões do que viria pela frente
Jornais britânicos e irlandeses discutem versões do que viria pela frente

1 de Outubro de 2019 - 10h01
O último tiro do governo britânico para tentar um acordo de separação com a União Europeia está perto de ser disparado. O número 10 de Downing Street trabalha numa proposta para a fronteira das Irlandas que deve ser anunciada nas próximas 24 horas.

Jornais britânicos e irlandeses discutem versões do que viria pela frente – embora o governo insista que ainda está trabalhando na proposta.

A ideia especulada é a de não criar barreiras físicas exatamente na fronteira, para evitar o trauma dos conflitos que se estenderam por décadas na região. As inspeções alfandegárias necessárias seriam realizadas na origem e nos destinos dos produtos comercializados na ilha; e também em pontos de controle que seriam instalados com alguma distância das divisas entre os dois países.

O lado da República da Irlanda já reagiu de forma negativa a ideia e isso, por si só, pode afundar todo o plano de Boris Johnson. Mas, o primeiro-ministro não tem muita alternativa neste momento de agitação política em Londres, onde todos esperam um movimento robusto do governo para tentar definir de uma vez por todas essa história.



expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®