Barueri recebe prêmio “Inova Cidade” da Smart City Business
Gestão foi premiada pelo desenvolvimento de soluções inteligentes para Ouvidoria Geral da cidade
Barueri ganhou o prêmio “Inova Cidade” pelo trabalho realizado na área tecnológica para a Ouvidoria Geral do município

26 de Julho de 2019 - 11h21
A atual gestão da Prefeitura de Barueri sob o comando do prefeito Rubens Furlan (PSDB), está investindo continuamente em projetos tecnológicos que visam melhorar cada vez mais a qualidade de vida de seus moradores, quebrando as barreiras da burocracia no atendimento e conectando os cidadãos aos serviços municipais. Tudo isso de forma prática, segura e na palma da mão.

Na sétima edição do Smart City Business América, evento que aconteceu na segunda-feira (22), no Espaço Transamérica Expo Center, em São Paulo, Barueri ganhou o prêmio “Inova Cidade”, pelo trabalho realizado na área tecnológica, que oferece uma solução completa para a Ouvidoria Geral do município com o desenvolvimento de um robô de atendimento disponível 24h. O chatbot, apelidado de “Bela”, é um assistente virtual que atende e registra todas as demandas em um sistema de ouvidoria on-line de forma humanizada e sem burocracias.

“Em 2017 iniciamos o Plano Municipal de Tecnologia e alinhamos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando ser uma Cidade Inteligente. Criamos uma série de recursos tecnológicos para melhorar a vida dos baruerienses e aperfeiçoar os recursos da gestão pública. Hoje, Barueri tem mais de 20 pontos de Wi-Fi gratuitos distribuídos pela cidade, semáforos inteligentes, Central de Monitoramento com mais de 400 câmeras de segurança, fibra ótica em todos os próprios públicos e os APPs que aumentam a comunicação entre a população e a Prefeitura”, explica Jonatas Randal, administrador do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT).

“Com essa iniciativa, a Prefeitura de Barueri proporciona agilidade no atendimento, padronização nas respostas e desburocratização nos processos de trabalho da Ouvidoria. Sem dúvida um trabalho que merece reconhecimento”, ressaltou o presidente do Instituto Smart City Business, Leopoldo de Albuquerque.

Cidade premiada

Essa não foi a primeira vez que Barueri ganha destaque como Cidade Inteligente em projetos alinhados com os objetivos da ONU. No ano passado, o município alcançou o primeiro lugar em Economia no Ranking Connected Smart Cities; 19ª cidade mais inteligente e conectada do País (Urban Systems); 2º lugar (Setor Público) e 37º (Geral) no prêmio “As 100 + Inovadoras no Uso de TI”; Destaque Nacional no Prêmio Learning & Performance Brasil; e foi a única cidade do Brasil a vencer o prêmio “Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis” (no Global Forum on Human Settlements).



expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®