Furlan entrega Viaduto sobre a Alameda Araguaia no Tamboré
Prefeito de Barueri está realizando diversas obras que visam melhorar a mobilidade urbana da cidade
Prefeito Rubens Furlan fez uma caminhada durante entrega do Viaduto sobre Alameda Araguaia

12 de Julho de 2019 - 11h04
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), entregou na tarde desta quarta-feira (10), as obras de construção do Viaduto sobre a Alameda Araguaia, no Tamboré, que visa melhorar a mobilidade urbana da cidade, assim como aumentar a fluidez e a segurança no trânsito. Por iniciativa dos vereadores, o complexo se chamará Antonio Furlan.

“Essa é uma homenagem que a Câmara Municipal decidiu fazer ao meu pai e eu me sinto muito honrado. Quero parabenizar os vereadores que trabalham pelo bem da nossa cidade, que me ajudam a governar e fazer grandes obras em Barueri. O trabalhador e os estudantes agora vão chegar mais cedo em casa”, comentou Furlan.

Com o novo acesso, o motorista cruzará a Alameda Araguaia no tempo médio de 5 a 8 minutos nos horários de pico, metade do tempo que levaria sem o viaduto. “De imediato, temos a diminuição de 20% do trânsito e, agora, iniciaremos um novo estudo visando mais melhorias no tráfego da região”, explica Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri.

Estrutura

O Viaduto sobre Alameda Araguaia possui 680 metros de extensão com duas faixas de rolagem em cada sentido, faz ligação entre as Avenidas Tucunaré e Sylvio Honório Álvares Penteado, mas também possui acesso direto entre a Rodovia Castello Branco e às regiões de Alphaville e Tamboré, desafogando o trânsito das Alamedas Rio Negro e Araguaia. A obra teve um processo mais lento no final devido algumas interferências externas, como a necessidade de aterrar os fios de energia. O complexo foi construído pelo sistema de pré-moldados e o ponto mais alto atinge pico de 11 metros.

Histórico

A obra foi iniciada em dezembro de 2014, mas devido à má gestão do ex-prefeito Gil Arantes (DEM), foi paralisada em 2015 por falta de recursos e planejamento estratégico, o que gerou uma grande dor de cabeça para os motoristas, pois o trânsito aumentou. No entanto, em fevereiro de 2017, na gestão do prefeito Rubens Furlan, a Prefeitura retomou o Projeto e acelerou as obras até terminar. “Não gosto de falar de gestões passadas, o povo de Barueri sabe como eu deixei a cidade no meu último mandato e como eu encontrei quando voltei em 2017. O importante é que nossa cidade agora está com as obras em andamento e sendo entregues à população”, enfatizou Furlan.

Radares

Questionado sobre a questão da fiscalização de velocidade no viaduto, o prefeito Rubens Furlan informou. “Eu não gosto de radar como todo mundo, só que foram detectados nove pontos da nossa cidade que têm um número grande de acidentes com morte. Cinco deles são os mais graves, principalmente descendo a Avenida Alphaville, então vamos colocar a lombada eletrônica e o radar porque quando eu vi a estatística em um ano nesses cinco pontos morreram vinte pessoas! Então as pessoas que ficam andando feito malucos vão ter que pagar por isso porque estão colocando a vida dos cidadãos em risco. Quem está morrendo são os jovens de Barueri e eu tenho que resolver e preservar a vida das pessoas”.



expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®