PS Central de Barueri recebe equipamentos de última geração
A aquisição é fruto de emenda parlamentar indicada pela deputada federal Bruna Furlan (PSDB)
Adaptado para o atendimento de pronto-socorro, o equipamento será destinado a tomografias sem contraste

15 de Maio de 2019 - 12h48
A atual administração de Barueri, comandada pelo prefeito Rubens Furlan (PSDB), segue investindo na aquisição de equipamentos modernos que agilizam e melhoram o atendimento nas unidade de Saúde do município. A mais recente novidade é que o Pronto-Socorro Central está colocando em funcionamento um novo tomógrafo de última geração com capacidade para fazer 1.200 exames ao mês, além de dois aparelhos de raio X digitais, da mais alta tecnologia.

Emenda da deputada Bruna Furlan

O tomógrafo tem sido esperado há bastante tempo, já que o PS ainda não dispunha desse tipo de recurso. A compra é fruto da emenda parlamentar 27970012, indicada pela deputada federal Bruna Furlan (PSDB). Adaptado para o atendimento de pronto-socorro, o equipamento será destinado a tomografias sem contraste, de acordo com solicitação médica em casos de fraturas, lesões e similares.

“São equipamentos novos, modernos, melhores para ajudar no diagnóstico médico. Há mais agilidade no atendimento, porque esses exames não eram feitos aqui no pronto-socorro, os pacientes tinham que ir para o hospital, um procedimento que demorava horas e que agora é bem mais ágil, com atendimento de pelo menos 40 casos ao dia e resolução muito maior”, destaca o diretor médico do PS, Antonio Carlos Rahal.

Raio X digitalizado

O PS também recebeu dois aparelhos de raio X digitais – um para o PS Infantil (PSI) e outro para o PS Adulto (PSA) -, em substituição ao antigo, que ainda faz uso de chapas. Além de mais rápido, o exame tem uma resolução muito melhor, podendo a imagem ser analisada de vários ângulos tanto impressa quanto na tela do computador do médico. Calcula-se que haverá uma economia de 50% em gastos com insumos com relação ao equipamento antigo.

A nova tecnologia já foi utilizada pelo jovem Gabriel, de 11 anos, na quinta-feira (9). Sua mãe, Ana da Conceição S. P. Rodrigues, moradora de Barueri há 42 anos, comemorou o salto no serviço. “O PS de Barueri é um dos primeiros. Eu tive dois filhos aqui, já operei, minha mãe já operou aqui e não tenho o que falar dos hospitais de Barueri. Por isso que muita gente vem de fora pra cá”, disse a munícipe.

Ambos os aparelhos já estão em uso. A demanda é grande, só no PSI são feitos cerca de 3 mil raios X ao mês, enquanto que no PSA chegam a 9 mil. Com apenas três dias de vida, a pequenina Alana Beatriz, que nasceu na Maternidade Municipal, precisou de um exame de raio X. A mãe, Dagmar Leite de Abreu Nunes, que já estava feliz com o atendimento recebido, ficou ainda mais satisfeita quando se deparou com a tecnologia digital. “Gostei, o técnico foi bem simpático, cuidadoso com ela e comigo também. Os funcionários são um amor, ajudam a gente em tudo”, declarou.

Mensalmente, passam pelo PS Central mais de 47 mil pessoas. Mas a procura tem aumentado, já que no mês de abril passaram de 50 mil atendimentos, sendo 36 mil no Adulto e 14.500 no Infantil.




Deixe seu comentário



expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®