Barueri diminui crimes e atinge menor taxa de homicídios
As operações da primeira quinzena resultaram na averiguação de 500 pessoas
As operações da primeira quinzena resultaram na averiguação de 500 pessoas

31 de Janeiro de 2019 - 11h14
De acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Barueri atingiu a menor taxa de homicídios da sua história. Em 2018 o índice na cidade de homicídios dolosos por 100 mil habitantes ficou em 3,81. Até então, o recorde era 5,82, registrado em 2010.

A taxa barueriense é a menor entre os municípios da região oeste e também está abaixo do índice do Estado (6,7), da Capital (5,72) e da Grande São Paulo (7,35). O cálculo do número de homicídios por 100 mil habitantes é utilizado por organismos internacionais para medir o grau de violência de uma localidade (acima de 10 é considerado “epidemia”).

Os dados da SSP-SP também revelam que Barueri, em 2018, diminuiu em 3,96% as ocorrências criminais (homicídios dolosos, furtos, roubos e veículos subtraídos) em relação ao ano anterior. A redução chama a atenção porque em 2017 a queda já havia sido de 26,33%, ou seja, em dois anos a diminuição de crimes foi de 29,25%. Em números absolutos, 2018 foi o ano mais seguro no município desde 2011.

Mais segurança

Em 2019 o combate à criminalidade continua. Somente na primeira quinzena do ano, a Guarda Municipal realizou diversas operações de saturação e bloqueios nas áreas que apresentam maior taxa de ocorrências. Os bairros e comunidades foram patrulhados com o objetivo de coibir o tráfico de drogas, e a sensação de segurança é real pela cidade, visto a quantidade de elogios que chegam através dos aplicativos das ouvidorias da Prefeitura e da Guarda.

“Nós não medimos esforços e o nosso foco é combater o crime em Barueri. Investimos na segurança e no bem-estar da população. Trabalhamos com guardas motivados e temos viaturas nas ruas durante dia e noite. Os resultados são os bons recordes que a gente vem batendo e que vamos melhorar ainda mais”, afirma Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri.

As operações da primeira quinzena resultaram na averiguação de 500 pessoas, apreensão de 10 motos e diversos flagrantes (furto, receptação, tráfico e desacato), além da captura de um procurado da Justiça.



Deixe seu comentário



expediente|circulação|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®