Prefeitura de Itapevi inaugura Areninha do Vitápolis
Obras da segunda Areninha, no Jardim Ruth, começam em fevereiro do próximo ano
Obras da segunda Areninha, no Jardim Ruth, começam em fevereiro do próximo ano

22 de Dezembro de 2018 - 09h37
Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Itapevi entregou à população a Areninha do Vitápolis, espaço de lazer e esportes multiuso com quadra, academia ao ar-livre e pista de caminhada. O equipamento, que recebeu o nome de Juvencio José da Silva, em homenagem ao antigo morador do bairro, fica entre a Rua Sideral e a Rua Ameríndia, mesmo local onde aconteceu a cerimônia oficial de inauguração.

As obras na Areninha começaram em fevereiro deste ano. O espaço conta também com playground, meia quadra de basquete para modalidade street e uma quadra de futebol society.

Em breve, o local oferecerá ainda aulas de futebol, futsal, basquete e outras modalidades esportivas à população, com o acompanhamento especializado de profissionais de educação física da gestão municipal.

Durante a inauguração, o prefeito Igor Soares, destacou os esforços e investimentos para ampliar os equipamentos esportivos e de lazer na cidade. “Com eles, vamos aumentar a oferta de entretenimento aos moradores, ao mesmo tempo em que damos oportunidade para os jovens de Itapevi", disse Igor.

"A Areninha é um espaço inovador, inspirado em projeto semelhante na cidade de Fortaleza, no Ceará", explicou Cláudio Dutra, secretário de Esporte e Lazer de Itapevi. "O equipamento fará a diferença, movimentando a juventude da nossa cidade", afirmou.

A dona de casa e moradora do bairro Marilda Souza, 26, elogiou a entrega. “Antigamente era um lixão este local. Agora, a Prefeitura deixou o espaço lindo e digno para a população usar. Virei com toda a minha família e os moradores estão muito felizes e gratos”, destacou.

A Prefeitura iniciará, em fevereiro de 2019, as obras da segunda Areninha, que ficará na Rodovia Engenheiro René Benedito da Silva, no Jardim Ruth.

Envolvendo a comunidade

A Areninha terá sua zeladoria realizada pela Prefeitura em parceria com os próprios moradores, por meio de um conselho comunitário tripartite com membros da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

Um ponto crucial da iniciativa é o envolvimento da comunidade. Não só para garantir a segurança e combater o vandalismo, mas principalmente para fazer com que os moradores se sintam donos do equipamento.

Mais Esportes

O investimento no setor tem sido feito de forma permanente pela atual gestão. Em vigor desde o início do ano passado, o programa Mais Esportes oferece gratuitamente para a comunidade itapeviense aulas em 20 modalidades. O objetivo é formar atletas e oferecer oportunidades de inclusão social por meio do esporte.

Atualmente, cerca de 3,5 mil crianças e jovens itapevienses estão inscritos em alguma das atividades do programa.

Entre os dias 7 e 25 de janeiro, a Prefeitura oferece atividades esportivas e de lazer gratuitamente a toda a população de Itapevi durante o período de férias escolares na 2ª edição do projeto "Verão Mais Esportes".

As atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro) e no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte – Rua Turiassú, 8 – Cohab Setor C), nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 17h).

Corredor Oeste

Em março deste ano, a Prefeitura de Itapevi e o Governo do Estado de São Paulo entregaram o Corredor Metropolitano Trecho Itapevi-Jandira beneficiando moradores do Jardim Vitápolis e adjacências. Com 5 quilômetros de extensão, as obras do viário compartilhado entre ônibus e veículos no trecho Itapevi-Jandira custaram R$ 47,4 milhões.

As obras completas do Corredor Metropolitano ligam Itapevi à capital paulista, passando por Jandira, Carapicuíba e Osasco, num trajeto total de 23,6 quilômetros de extensão. Elas ainda permitem a interligação com as estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira.

Viaduto Ameríndia

Em dezembro do ano passado, o Viaduto Ameríndia, que liga os bairros do Cardoso ao Vitápolis passando sobre a linha de trem da CPTM, foi entregue à população de Itapevi.

O equipamento, que inclui uma passagem para pedestres e ciclistas, custou R$ 17,8 milhões ao Governo do Estado de São Paulo. As obras integram o trecho Itapevi-Jandira do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (Oeste) e foram realizadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.) e pela construtora Enpavi.

O Viaduto Ameríndia tem 330 metros de extensão e 16 metros de largura. Ele foi construído em estrutura de concreto pré-moldado sobre a linha férrea, próxima à Estação Engenheiro Cardoso da linha 8 da CPTM.

Piscinão do Vitápolis e Jardim Dona Elvira

As obras do Piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro de 2017. O equipamento, que terá três metros de profundidade, é paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. Ele terá capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.

O equipamento está localizado na divisa dos bairros Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde. O piscinão receberá águas do rio Barueri-Mirim, combatendo enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi.



expediente|quem somos|fale conosco|política de privacidade





© 2017 News Oeste - Todos os Direitos Reservados ®