Parnaíba investe em Políticas Públicas para fomentar o emprego no município

Projeto Crescer, Feira da Mulher e Feira de Negócios são alguns dos projetos importantes do município

Dados da Secretaria de Finanças revelam que a cidade conta com 31.419 inscrições ativas
2 de Maio de 2024 - 07h24

Em meio a uma ampla variedade de Políticas Públicas (PPs) implementadas pela Prefeitura na última década, o Programa de Estágio, o Projeto Crescer, a Feira da Mulher e a Feira de Negócios e Empregos estão fazendo a diferença na vida da população. Criada em diferentes momentos da economia do país, cada política pública atende a objetivos definidos por estudos por parte da gestão.

Em sua essência, as PPs beneficiam moradores em busca de estágio, trabalho, emprego e renda, além de investidores que valorizam a atuação estratégica da Administração Municipal, sempre atenta às mudanças organizacionais e aos avanços da Era da Informação. Definida como programas, ações e decisões adotadas pelos governos (municipais, estaduais e nacional), uma política pública visa assegurar determinados direitos aos cidadãos, conforme garantias asseguradas pela Constituição Federal de 1988.

Dentro desse conceito, as PPs de Santana de Parnaíba oferecem possibilidade de inserção de jovens no mercado de trabalho, qualificação de moradores acima dos 18 anos para trabalho em várias áreas de atuação, e geram espaços para que microempreendedores, empresários e empreendedores possam expor e comercializar seus produtos e serviços.

No ano de 2014, por exemplo, enquanto o CIEE divulgava um balanço de 2013 revelando crescimento na contratação de estagiários por empresas e órgãos públicos do país, a prefeitura contava com três estagiários, hoje são 394 (218 do ensino médio e 176 do ensino superior); alguns deles efetivados após aprovação em concurso.

Um dos exemplos é de Beatriz Lima Garutti, que fala do estágio como grande oportunidade, já que os estudantes passam por aprendizado em vários setores e descobrem a possibilidade de efetivação. “Entrei como estagiária em 2022 quando nem pensava em concurso e assim que fiquei sabendo, dois meses depois, fiquei interessada, prestei, passei e em seis meses fui efetivada como oficial administrativo”, revela a moradora do Jardim São Luís, servidora da Secretaria de Administração, formada em RH e cursando sua segunda faculdade.

De acordo com a Secretaria de Administração, atualmente, os cursos de tecnologia da informação e direito contam com o maior número de estagiários. Desde que foi implantado, o Programa de Estágio já contemplou mais de 4 mil jovens, e já conquistou até o título de 2º Melhor Programa de Estágio do Brasil, concedido pelo 13º Prêmio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

OPÇÕES PARA MORADORES DOS 18 AOS 60 E EMPREENDEDORES

Criado por intermédio da Lei 3615 de 2017, o Projeto Crescer, que é voltado para moradores dos 18 aos 60 anos de idade, teve suas primeiras turmas em 2019 e desde 2020 (com o início dos registros on-line) já atendeu 1.796 famílias. “Prestei concurso público em 2021 e enquanto aguardava chamada consegui entrar no Crescer, o que me ajudou muito até virar servidora pública, porque ele funciona como uma grande ação de auxílio social e preparação da nossa comunidade”, revela Maria Fátima Nascimento, moradora do Colinas da Anhanguera.

O Projeto Crescer conta atualmente com 640 bolsistas e, para entrar nele, o interessado deve realizar inscrição no CRAS de referência, mediante avaliação social. Com duração de nove meses, podendo ser renovado pelo mesmo período por uma única vez, oferece cursos, palestras e remuneração, além de cesta básica e transporte. Completando a lista de PPs em destaque sobre o Dia do Trabalho, a Feira da Mulher Empreendedora, implementada em 2020 pela Secretaria da Mulher e da Família (SMMF), chegou com o propósito de incentivar o trabalho de empreendedoras e microempreendedoras do município, impactadas pela pandemia do coronavírus.

Uma das participantes da primeira edição, a microempreendedora do ramo de pet, Dalva Nassif Ricci, 68 anos, moradora da Aldeia da Serra desde 2019, reforça que a visão de quem administra o projeto (Selma Cezar) traz força para que as empreendedoras possam continuar. “O evento é muito esperado pois gera muitas vendas, é muito importante porque dá visibilidade e gera prosperidade, então agradeço muito a oportunidade de participar, porque depois da pandemia é o meu sustento”, disse a microempreendedora.

No ano em que Santana de Parnaíba realizava a primeira Feira da Mulher Empreendedora, levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB) revelava que, com a restrição à circulação imposta pela pandemia em 2020, a participação das categorias de produtos pets para faturamento on-line havia subido de 9% para 36,6%. A próxima edição da Feira da Mulher Empreendedora, especial Dia das Mães, será realizada nesta primeira semana de maio, nos dias 3, 4 e 5, na Praça 14 de Novembro - Centro Histórico.

O evento contará com a participação de mais de 70 microempreendedoras, entre os segmentos de moda, beleza, acessórios, gastronomia e pet. Na sexta-feira (3/5), o horário será das 16h às 22h, já no sábado e domingo começa mais cedo, às 11h. Conforme programação, haverá apresentações musicais de Tato Santana, cantora Ayde e Banda The Keys. Além dos programas em destaque, a Prefeitura oferece ainda o Qualifica + (cursos de qualificação em diversas áreas com certificação, on-line e gratuitos), o Programa de Fomento ao Desenvolvimento Econômico (com atrativos para desburocratizar a implantação de empresas locais) e o Parnaíba Idiomas (com mais de mais de 25 cursos on-line), entre outros.

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é celebrado em 1º de maio, em todo o mundo. Data histórica, remete à luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e por reconhecimento de direitos sociais. De acordo com dados do Brasil Escola, sua origem remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores estadunidenses em Chicago no final do século XIX. Já no Brasil, começou a ser celebrada no século XX e está relacionada ao movimento operário e às lutas sindicais.